Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / 12º Congresso ABAG

Anúncio de obra e pleito de ousadia para resolver a logística no país.

A falta de estratégia, de planejamento e de execução nas obras de infraestrutura nos modais de transporte no País dificultam o escoamento das safras, prejudicando a competitividade do agronegócio brasileiro. E, o problema não deve ser resolvido a curto prazo. Essa é uma das conclusões do painel “As oportunidades e as dificuldades para o aumento da oferta”, no 12º Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, nesta segunda-feira, dia 5 de agosto.

Além dos debates com os maiores especialistas do setor, a grande atração do evento foi o governador Geraldo Alckmin que logo de início afirmou “o agronegócio é o negócio de São Paulo”. Além disso, para ele o maior desafio do estado é o ferroviário. “Estamos aprontando o Rodoanel, está a mil. Mas, o Ferroanel não anda, e por isso estamos em cima do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), para que faça, pelo menos, a terraplanagem”, enfatizou.

Alckmin anunciou ainda que, dentro de 45 dias, o governo paulista deve lançar o edital de licitação para a construção do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios, cujas obras da primeira fase devem ser concluídas até dezembro. Nesse sentido, o governador acrescentou que a nova Tamoios tem como propósito principal facilitar o acesso ao Porto de São Sebastião.

Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Abag, enfatizou que o agronegócio necessita de ações imediatas para solucionar os gargalos para o escoamento da safra. “O produtor brasileiro não pode mais arcar com um aumento de custos da ordem de 40% para o transporte de sua produção”, destacou.                                                                             

“Tão importante quanto a tecnologia é a infraestrutura, fundamental para que possamos ter mais condições de competir com produtores de outros países”, afirmou Eduardo Daher, diretor executivo da Andef.                    

O evento foi transmitido ao vivo para todo o mundo. Para ais informações, acesse www.abag.com.br .

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.