Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / 3º Prêmio Fazenda Sustentável, da Revista Globo Rural, tem inscrições abertas

Em parceria com a Fundação Espaço ECO (FEE), Rabobank, WWF e patrocínio da Ford Ranger, o prêmio visa localizar a fazenda mais sustentável do Brasil.

Para participar, basta se cadastrar no site (clique aqui) e responder as perguntas sobre a atividade desenvolvida na propriedade, seja ela na agricultura, pecuária ou sistemas integrados.

A primeira fase do prêmio vai até o dia 04 de julho de 2016. Nesta etapa, é preciso declarar informações básicas sobre a propriedade candidata, contatos, situação trabalhista geral e ambiental. As informações são sigilosas e só é possível acessá-las com o seu login e senha criados no cadastro.

Após a data limite, a comissão organizadora do 3º Prêmio Fazenda Sustentável, formada por profissionais especializados em produção sustentável, irá analisar caso a caso e classificar as propriedades para a segunda fase do prêmio.

Cada resposta tem um peso diferente e elas podem mandar a fazenda candidata direto para a segunda fase ou eliminá-la do processo.

A segunda fase começa no dia 11 de julho. Para participar desta fase, os aprovados devem usar os mesmos login e senha cadastrados, acessar o seu formulário e responder as perguntas. Nesta etapa, será preciso declarar informações detalhadas, como o consumo de insumos, produtividade, situação no Cadastro Ambiental Rural (CAR), questões trabalhistas e documentais, além de financeiras. O formulário deve ser preenchido até o dia 19 de agosto.

A partir desses resultados, a Comissão Organizadora irá elaborar um ranking com as 30 fazendas mais bem pontuadas, de acordo com metodologias próprias me medem a sustentabilidade agrícola. As 10 primeiras propriedades desta lista serão visitadas por uma equipe técnica do Rabobank/WWF. Eles irão verificar, em uma auditoria, se todas as declarações prestadas nas primeiras fases são verídicas e se a fazenda cumpre toda a legislação ambiental e trabalhista.

Caso alguma fazenda seja desclassificada, a próxima do ranking será visitada e assim por diante. As visitas técnicas ocorrem no período de 29 de agosto a 8 de outubro. Relatórios fotográficos serão elaborados e enviados a uma Comissão Julgadora, formada por  especialistas e autoridades acadêmicas do meio agrícola, meio ambiente e trabalhista.

Os três vencedores do 3º Prêmio Fazenda Sustentável serão conhecidos na edição de dezembro da revista Globo Rural.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.