Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / 4ª edição do Projeto Hortaliças

Horticultores de Registro, no sul de SP, recebem treinamento.

&quote;

O treinamento de agricultores para o manejo sustentável da horticultura, conceito que norteia o Projeto Hortaliças: Alimento Seguro e Saudável, alcança a sua quarta edição. Sediado este ano no município paulista de Registro, no sul do Estado, a cerimônia de lançamento de mais um programa ocorreu nesta sexta-feira, 11.
O Projeto Hortaliças foi desenvolvido em parceria pela Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef; Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, Codeagro; Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeira, FCAVR/UNESP; tem o apoio de diversas entidades, órgãos públicos estaduais e prefeituras dos municípios de Registro e de Maracatu e o patrocínio das indústrias de defensivos agrícolas Arysta LifeScience, Basf, Dow AgroSciences e Syngenta. O evento acontece na sede do CREA-Registro, em Vila Flórida, com início às 8h30.
Em sua primeira edição, em 2006, a iniciativa foi realizada, na região de Mogi das Cruzes, tradicional cinturão de hortaliças no estado. A edição seguinte, no período de 2007/2008, esteve na região de Sorocaba, composta pelos municípios de Ibiúna, São Roque, Piedade e Vargem Grande Paulista. Em sua terceira edição, em 2009/2010, o Projeto Hortaliças foi levado a agricultores do Alto Vale do Ribeira, que inclui os municípios de Apiaí e Guapiara. 

Hortas sustentáveis

A horticultura é uma atividade responsável por significativa parcela da sustentabilidade agrícola e da segurança alimentar dos brasileiros. Afinal, a cadeia produtiva leva às mesas dos país e consumidores em diversos países cerca de 17 milhões de toneladas. Esses produtos movimentaram, em 2010, o expressivo faturamento de 12,4% do PIB do Brasil.
Mais de uma centena de espécies de verduras e legumes são cultivadas em cerca de 800 mil hectares. Segundo a Associação Brasileira de Horticultura, o setor emprega cerca de 10 milhões de pessoas – 60% concentradas em propriedades familiares com menos de 10 hectares. O ganho de produtividade comprova o aprimoramento do trabalho dos agricultores nos últimos anos: enquanto a área reduziu em 5%, a produção de hortaliças aumentou 63%, ou seja, o saldo extremamente positivo representa o aumento da produtividade de 54%. 

O Projeto

Os municípios da região de Registro apresentam uma realidade socioconômica bastante ligada à agricultura, sobretudo no setor de hortaliças, envolvendo aplicadores de defensivos agrícolas. “Frente a este quadro, o Projeto Hortaliças será desenvolvido na região com o objetivo de conhecer a realidade de seus produtores, além de obter informações do envolvimento dos mesmos com os defensivos agrícolas”, explica a supervisora do Projeto Thais Santiago, engenheira agrônoma e de Segurança do Trabalho. “Dessa forma, sugerimos as medidas de conscientização e treinamento dos produtores, buscando a correta utilização dessa tecnologia.” 

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.