Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / 48 anos de Ital

Instituto de Tecnologia de Alimentos comemora aniversário com modernização

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, comemora hoje, 30 de agosto, 48 anos com a ampliação e modernização das instalações do Laboratório de Micologia e de Treinamento em Microbiologia, e do Laboratório de Avaliação Sensorial e Análises Físicas do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos.

As duas obras contaram com o investimento de mais de R$ 750 mil proveniente de recursos orçamentários do Governo do Estado de São Paulo para ampliação da infra-estrutura já existente dos laboratórios. Além disso, recebeu o apoio financeiro da Fundação de Apoio de Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) para aquisição de equipamentos e acessórios. Os dois laboratórios serão inaugurados pela secretária da Agricultura e Abastecimento Mônika Bergamaschi e pelo diretor do Ital, Luis Madi, durante cerimônia na cidade de Campinas, a partir das 15 horas.

Os laboratórios de Micologia e de Treinamento em Microbiologia e o de Avaliação Sensorial têm importância na história da tecnologia de alimentos no Brasil, já que desde a criação, na década de 60, são considerados referência em pesquisa, serviços prestados às empresas e pela equipe de profissionais que possui.

Desde sua fundação, os laboratórios de Avaliação Sensorial e de Análises Físicas do ITAL são credenciados para oferecer cursos sobre análise sensorial da bebida do café, treinando profissionais com as técnicas para classificar o produto nas modalidades (tradicional, superior e gourmet) especificadas pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Atualmente, essa classificação é a mais praticada no mercado para manter a qualidade da bebida.

O Laboratório de Micologia e de Treinamento em Microbiologia do ITAL é responsável por diversas pesquisas na área de patógenos e micotoxinas em alimentos. A área que será inaugurada oferecerá melhor estrutura para pesquisas e para os treinamentos sobre as principais técnicas de isolamento de fungos e de espécies toxigênicas e deterioradoras em alimentos.

SOBRE O INSTITUTO – O Ital, vinculado à Agência Paulista dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de transformação, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, como Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologia de Alimentos, o Ital atualmente concentra suas atividades em três grandes áreas, especializadas em tecnologia, ciência e qualidade de alimentos e embalagem. A de tecnologia inclui unidades especializadas em produtos cárneos, cereais, chocolate, balas, confeitos, produtos de panificação, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e tecnologia de pós-colheita. Já a área de ciência e qualidade abrange laboratórios de análises químicas, físicas, sensoriais e microbiológicas. A de embalagem possui setores especializados em materiais metálicos, de vidro, plástico, celulósicos e de distribuição e transporte.

Hoje, o Ital se destaca por desenvolver tecnologias que ampliam o “tempo de prateleira” dos produtos e viabilizam o aproveitamento de resíduos de processamentos. Os projetos ligados à saúde do consumidor e à segurança alimentar estão no foco da atividade científica do Ital. São desenvolvidos produtos diet, light e funcionais, como o hambúrguer light e enriquecido com colágeno, proteína benéfica à saúde.

Além disso, o Ital produz ciência e tecnologia para desenvolver novos produtos, processos e embalagens, reduzir custos de produção com manutenção e qualidade. Para empresas, oferece serviços de consultoria, capacitação e análises, com garantia de isenção.


Fonte: Assessoria de Imprensa/Ital

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.