Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / 5º Congresso Brasileiro de Fertilizantes abordará a importância do solo e dos fertilizantes para a segurança alimentar

O solo é um dos elementos mais importantes para manter a boa qualidade da água, do ar e, em consequência, também a dos alimentos produzidos pela agricultura ou criação de animais.

Em função do papel decisivo dos solos e a sua intima relação com a importância das boas práticas e o uso eficiente de fertilizantes,  a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) optou por escolher para o 5º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, que será realizado dia 25 deste mês, em São Paulo, no Hotel Renaissance, o tema 'Solos e Fertilizantes como Pilares da Segurança Alimentar Global'. Será uma grande oportunidade para o setor fazer uma ampla discussão e refletir sobre o assunto.
 
O tema definido pela Anda ganha ainda maior relevância por coincidir com a determinação da ONU, que decretou 2015 como o Ano Internacional dos Solos. Realizado anualmente pela Anda, o evento contará com a participação de renomados profissionais ligados à cadeia do agronegócio, que discutirão soluções que permitam, não só promover a recuperação de solos degradados, como também mostrar caminhos para o aumento da produtividade agropecuária nacional de forma sustentável e tendo o elo solo-fertilizantes como um dos principais fatores de competitividade da agropecuária e consequentemente do país.
 
A solenidade de abertura do evento está marcada para às 9hs e deve contar com as participações do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, deputado Arnaldo Jardim; do presidente da Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Luiz Carlos Corrêa Carvalho; do secretário geral da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), Reinaldo Cantarutti; e do presidente do Conselho de Administração da Anda, George Wagner Bonifácio e Sousa. Também é esperada a presença, na abertura do Congresso, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu.
 
Já a programação de debates começa com a palestra 'Solos, Fertilizantes e Segurança Alimentar', que será proferida pelo cientista Paul E. Fixen, vice-presidente sênior do International Plant Nutrition Institute e presidente da American Society of Agronomy. A palestra terá como moderador Reinaldo Cantarutti, secretário geral da SBCS.
 
Na sequência, está programada a palestra 'Solos, Fertilizantes e Agrosociedade', que ficará a cargo de José Luiz Tejon, diretor do Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM e consultor do Instituto de Estudos da Associação Brasileira do Agronegócio da Abag. Ao final da programação da manhã, a Anda prestará uma homenagem ao engenheiro agrônomo e empresário do setor, Wilson Alves de Araújo.
 
Na parte da tarde será proferida a palestra 'Desafios e Oportunidades para a Agropecuária Brasileira', que ficará a cargo de André Nassar, secretário de Política Agrícola do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Por fim, ocorrerá a palestra 'Perspectivas para a Agropecuária Brasileira para os Próximos 5 anos', ministrada pelo engenheiro agrônomo Fernando Muraro Junior, analista de mercado da AgRural Commodities Agrícolas. 
 
Serviço
5º Congresso Brasileiro de Fertilizantes
Dia 25 de agosto de 2015
Hotel Renaissance São Paulo Hotel
 
Fonte: Mecânica de Comunicação

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.