Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Boas práticas agrícolas e manejo integrado de produção encerram 66º SIMPAS em Barbacena-MG

Terminou nesta quarta-feira (1º) a 66ª edição do SIMPAS – Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola, realizado em Barbacena, na região da Zona da Mata, interior de Minas Gerais. O evento reuniu cerca de 150 participantes, entre estudantes, produtores rurais, técnicos agrícolas e profissionais do agronegócio.

No último dia do evento, os temas foram Boas Práticas Agrícolas e Manejo Integrado de Produção.  Abrindo as apresentações, o gerente de Educação da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), Fábio Kagi, falou sobre ações de segurança no manejo de defensivos agrícolas, com informações sobre medidas de proteção coletivas e individuais, como rótulo, bula e uso de EPI. "Mais do que cumprir a Lei, o uso de EPI tem que fazer parte da consciência do trabalhador, pois ele garante a sua própria segurança no manejo dos produtos".

Hamilton Ramos, diretor do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), abordou alguns dos principais fatores que interferem na qualidade da pulverização, em sua palestra 'Tecnologia de Aplicação em Fruteiras'. "Para garantir a segurança do meio ambiente e a eficiência dos produtos, é fundamental entender a biologia da planta e o modo de ação dos defensivos, sempre seguindo o conceito do Manejo Integrado de Pragas", destacou.

Ainda pela manhã, o consultor técnico da Andef, agrônomo Marçal Zuppi, propôs uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro do agronegócio brasileiro e sua relação com a proteção de plantas e segurança alimentar. Zuppi reforçou a importância do receituário agronômico e apresentou os pilares da sustentabilidade no agronegócio: segurança dos alimentos, sanidade vegetal, qualidade do produto, qualidade ambiental e social.

No período da tarde, encerrando o evento, o painel sobre Manejo Integrado de produção contou ainda com a apresentação do Prof. Laércio Zambolim, da Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV), que falou sobre as etapas e dificuldades na implantação de sistemas de manejo integrado de pragas; e de Rafael Pio, da Universidade Federal de Lavras-MG (UFLA), que comentou sobre a produção integrada de frutíferas temperadas.

Aplicação segura e eficiente

Durante o debate que encerrou o painel da manhã sobre Boas Práticas Agrícolas, a necessidade de capacitação e treinamento dos aplicadores foram temas levantados pela plateia.

Fábio Kagi, da Andef, destacou a importância de estabelecer a responsabilidade compartilhada no manejo de defensivos agrícolas e na adoção das boas práticas. "É preciso que a informação chegue ao campo e que cada agente que participa do processo produtivo tenha clareza sobre seu papel e sua responsabilidade, a fim de garantir uma produção segura e sustentável".

Sobre o SIMPAS

"Depois de passar por 15 estados e 65 municípios, o SIMPAS trouxe a Barbacena a responsabilidade de absorver e multiplicar esse conhecimento sobre as melhores práticas na produção de alimentos, fibras e energias renováveis", reforçou Marçal Zuppi, que coordena a realização do evento desde sua primeira edição, em março de 1990.

O prefeito em exercício, Mario Raimundo de Melo, lembrou do papel que o agronegócio tem para o país e para o município em seu entorno. "Sem a agricultura não haveria sequer a civilização, daí a importância de eventos como esse que propagam conhecimento das Ciências Agrárias. Barbacena se orgulha de fazer parte das bodas de prata do SIMPAS". 

A 66ª edição do SIMPAS foi uma realização do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) e da Fundação Diaulas Abreu (FAPE), com apoio da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM) e do International Plant Nutrition Institute (IPNI).

 Fonte: Comunicação Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.