Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / 69ª edição do SIMPAS tem início e conta com 400 participantes

Evento será realizado até amanhã em Tangará da Serra/MT.

Teve início na noite de ontem (21), em Tangará da Serra – MT, o 69º SIMPAS – Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola Sustentável, organizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATGA), pelo Clube Amigos da Terra Parecis (CAT Parecis) e pelo CREA-MT; e promovido pelas seis mais importantes associações do Agronegócio brasileiro: ANDEF, ABAG, ABRASEM, ANDA, ABIMAQ e IPNI.

A solenidade de abertura contou com autoridades do Estado de Mato Grosso e representantes das instituições organizadoras e promotoras do evento, tendo a mesa de honra composta pelo presidentes Claudio Giuseppe Terzi (AEATGA), Juarez Silveira Samaniego (CREA-MT); Eloiza Zuconelli (CAT Parecis), e Vanderlei Reck Júnior (Sindicato Rural de Tangará da Serra); pelo Diretor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Waldo Pinheiro Troy; e pelos representantes das instituições promotoras: Fábio Kagi (ANDEF); Douglas Guelfi (ANDA), Pedro Estevão Bastos (ABIMAQ) e Eros Francisco (IPNI).

Para o presidente da AEATGA, Claudio Giuseppe Terzi, “a realização do 69º SIMPAS em Tangará da Serra irá estimular a autocrítica e a discussão sobre a necessidade de mudanças na agricultura, por meio do debate de tecnologias e de sistemas de produção sustentáveis”.

O presidente do CREA-MT, Juarez Silveira Samaniego, ressaltou a importância das discussões promovidas pelo 69º SIMPAS para os 7.200 engenheiros agrônomos que atuam no Estado de Mato Grosso, tornando-o o estado brasileiro com o maior número de engenheiros agrônomos.

Para Vanderlei Reck Júnior, presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, o momento é oportuno para as discussões sobre produtividade e sustentabilidade do campo, tendo em vista que a produtividade das lavouras de soja do Estado de Mato Grosso está estagnada há quinze anos.

Eros Francisco, representado todas as associações promotoras (ANDEF, ABAG, ABRASEM, ANDA, ABIMAQ e IPNI), fez um breve relato sobre a história dos 26 anos de SIMPAS, e sobre os objetivos e a importância do evento para o agronegócio brasileiro.

O público do 69º SIMPAS, formado por cerca de 400 participantes, entre agricultores, engenheiros agrônomos, formandos em Ciências Agrárias e demais profissionais do Agronegócio, assistiu ainda na noite de abertura uma palestra sobre a sustentabilidade do Agro Brasileiro, ministrada pelo engenheiro agrônomo e produtor rural Ricardo Arioli Silva; e a palestra “Tecnologia e gestão no Agronegócio”, ministrada pelo diretor executivo da ABAG, Luiz Antonio Pinazza.

Nos próximos dois dias do evento (22 e 23), ocorrerão palestras e debates sobre fertilidade e manejo do solo, sementes, máquinas agrícolas, boas práticas agrícolas, e manejo integrado em defesa fitossanitária.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.