Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Agenda construtiva na agricultura

Andef sugere iniciativas que reflitam a importância da agricultura brasileira.

O país eleito pela FAO como o maior produtor mundial de alimentos, em poucos anos, precisa de uma agenda construtiva envolvendo os diversos segmentos produtivos e governos. As empresas associadas da Andef vêm fazendo muito nesse sentido.

Tão importante quanto produzir alimentos sem riscos para os consumidores, preocupação sempre acentuada após o anúncio do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos, da Anvisa, será encontrar soluções para um complexo, de melhorar o nível de educação do agricultor para as boas práticas agrícolas. “Esta tarefa exige uma agenda construtiva envolvendo indústrias, instituições de extensão rural e governos”, afirma Eduardo Daher. A Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef, desde sua criação há 36 anos, e suas empresas associadas, vêm fazendo muito nesse sentido.

Suas diversas ações de educação e treinamento têm como focos o uso correto e seguro de produtos fitossanitários e a conscientização socioambiental do homem do campo. Com este compromisso posto em prática, destaca o diretor da Andef, a indústria e os canais de distribuição de produtos vêm colaborando de forma significativa com o Poder Público, já que, segundo o Decreto 4.074, de 2002, “cabe aos Ministérios da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento; da Saúde; e do Meio Ambiente, no âmbito de suas competências, desenvolver ações de instrução, divulgação e esclarecimento sobre o uso correto e eficaz dos agrotóxicos e afins”.

Em 2009, somente para o Prêmio Andef de Mérito Fitossanitário – realizado há 13 anos, com apoios de entidades parcerias – as ações resultaram em 5.690 atividades e 43 projetos no campo. Através de cursos, palestras e dias de campo, os trabalhos alcançaram cerca de 1 milhão e 450 mil agricultores, técnicos e trabalhadores rurais. Não se conhece, em nenhum outro país, programa de sustentabilidade nos meios rurais com tão extraordinário alcance.

Gerência de Comunicação – ANDEF
Telefones: (11) 3087-5038 / (11) 9933-7158
comunicacao@andef.com.br
www.andef.com.br

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.