Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Agricultura em primeiro lugar

Diretor da Andef apresenta iniciativa Farming First no Seminário de Agrotóxicos.

Enfatizar o papel da agricultura na produção de alimentos para as próximas gerações. Este foi o tema da palestra de Eduardo Daher, diretor-executivo da Andef, durante o Seminário Nacional de Agrotóxicos, em São Luís, MA. Daher apresentou no evento – encerrado nesta quinta-feira, 17 – a iniciativa internacional “Farming First”, desenvolvida no Brasil como Agricultura Em Primeiro Lugar.

A um público de cientistas, membros do governo, fiscais agropecuários e estudantes de ciências agrárias, o diretor da Andef lembrou que a população mundial, de 6,8 bilhões de pessoas, disputa recursos naturais cada vez mais escassos, independentemente dos efeitos das mudanças climáticas. “Não faz sentido insistir no falso dilema preservar ou desenvolver. A agricultura moderna é o caminho-chave para o desenvolvimento sustentado”.

As ações do Farming First são lideradas por pesquisadores, acadêmicos e profissionais dos segmentos produtivos. “Para poupar recursos naturais, o aumento da produção de alimentos deverá ocorrer com o rendimento das lavouras, através das inovações tecnológicas”, disse Eduardo Daher. Ele citou ainda, durante a apresentação, um estudo da FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – segundo o qual sem a tecnologia de defesa vegetal, as pragas devoram cerca de 38% dos alimentos nas lavouras.

As diversas ações sugeridas pelo Farming First se apoiam em seis pilares: preservar os recursos naturais; partilhar a Ciência e o conhecimento com os agricultores; criar acesso e meios de gestão dos insumos de proteção e recursos financeiros; proteger as culturas de danos climáticos, pragas e má conservação dos alimentos; facilitar o acesso ao mercado; e priorizar a pesquisa.

Assessoria de Comunicação – ANDEF

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.