Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Agricultura mais competitiva

“Tecnologias são decisivas no agronegócio”, afirma professor aos jornalistas.

&quote;

Em palestra durante a entrevista coletiva à Imprensa, realizada pelo Sindag e Andef, o professor Geraldo Pappa, da Unesp de Ilha Solteira, destacou a importância do uso do Manejo Integrado de Pragas (MIP), além das práticas como Plantio Direto na Palha (PDP), Integração Lavoura-Pecuária e Rotação de Culturas como as responsáveis pelo fato de o Brasil ter aumentado, nos últimos 13 anos, em 125% sua produção agrícola com adição de apenas 24% de área. “Com o manejo integrado de pragas o produtor aplica o defensivo na hora certa, na dose certa e só se necessário”, explicou. “Isso garante o que o consumidor quer encontrar na gôndola do supermercado: um alimento saudável e seguro.”

O manejo integrado de pragas – bandeira levantada pela própria Andef, há alguns anos, como lembrou Simon -, assim como a transgenia (que desenvolve plantas resistentes a algumas pragas agrícolas) não vieram para retirar mercado dos defensivos, complementou Simon. Tanto é que recentemente o Brasil ganhou o título de campeão mundial no uso de agrotóxicos, como foi lembrado no evento. Ao contrário de ser um título pejorativo, os dirigentes fizeram questão de destacar que provavelmente o País vai se manter nesta posição, já que consegue colher em média 5 safras em apenas dois anos. “No Hemisfério Norte, por exemplo, isso não é possível. Agora o norte do Canadá e outras áreas agrícolas nos Estados Unidos estão debaixo de neve. Ou seja, não se está utilizando defensivos, enquanto aqui no Brasil estamos em plena colheita e já preparando o plantio da próxima safra, na mesma área. Então é natural que o Brasil utilize mais defensivos”, relatou Daher, da Andef. “Só que, se compararmos o uso com outros países, como o Japão, no Brasil há subutilização de defensivos, em relação à área plantada”, complementou Daher, acrescentando ainda: “E é bom que se diga que produtor nenhum compra defensivo porque ‘está em oferta’. Ele tem as contas todas na ponta do lápis e só compra se for realmente necessário”, finalizou.

Tania Rabello, O Estado de S. Paulo/Suplemento Agrícola

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.