Você está aqui: Home / Imprensa / Artigos / Agricultura mais produtiva

Artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, no último dia 9, compara o crescimento da produtividade na agricultura nos últimos 40 anos, que apresenta fatores importantes que fazem da agricultura brasileira eficiente e inovadora, ultrapassando países como os Estados Unidos.

O artigo teve como base um estudo realizado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que traz dados sobre a ‘Produtividade da Agricultura Brasileira’.

“Acompanhando a notável expansão da produção agrícola nas últimas décadas – num período de pouco mais de 40 anos, a produção de grãos cresceu quase seis vezes –, a produtividade da agropecuária brasileira aumentou em média 3,43% ao ano.

Estados que lideram a produção agropecuária e as exportações são também os que apresentam as maiores taxas de crescimento de produtividade, como o Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Bahia, entre outros.

O estudo contou com a colaboração de servidores da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, de pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP) e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.