Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Agricultura tropical

Para Embrapa, produção sem defensivos nessas regiões é quase impossível.

Presidente da empresa diz que é necessário levar em conta que em grande parte do país a agricultura é realizada o ano todo.
 
O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Mauricio Antonio Lopes, afirmou na manhã de hoje (24/10), que é “praticamente impossível” ter uma produção sem defensivos agrícolas em uma região tropical. “Fazer agricultura na região tropical sem o uso de insumos como defensivos é praticamente impossível”, avaliou, em apresentação no Brazil Summit 2013, organizado pelo grupo The Economist.

De acordo com Lopes, é necessário levar em conta que em muitas regiões do país a agricultura é realizada nos 365 dias do ano. “Fica muitas vezes a percepção de que o Brasil usa muito agrotóxico, quando se compara com países de clima temperado que têm período de produção muito mais restrito.” Ele ressaltou que o uso racional é uma preocupação da Embrapa, mas reforçou que a questão é analisada em uma perspectiva mais ampla, levando em conta a região tropical e a natureza da produção. “Temos de ter todo o cuidado com o uso racional e inteligente desse recurso”, ponderou

Para Lopes, muitas crenças sobre o agronegócio já estão sendo “desmistificadas”, como a ideia, segundo ele, de que a agricultura destruiu a Amazônia, o que seria uma visão errada na sua percepção. “Nós acabamos de ter uma discussão complexa, que foi o Código Florestal, e eu acho uma discussão muito corajosa por parte do Brasil”, ressaltou.


Fonte: Revista Gloro Rural

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.