Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Ainda mais produtividade

Tecnologia ajuda o Brasil a ser protagonista na alimentação mundial

&quote;

A produção de alimentos terá que aumentar em 60% até o ano de 2030 e dobrar até 2050 e o Brasil tem [e terá] papel-chave para atender esta demanda, diz a Organização das Nações Unidas (ONU). O modelo tecnológico de produção agropecuária nos trópicos desenvolvido e dominado pelo Brasil [leia-se institutos e centros de pesquisa públicos, empresas e agricultores] é que dá o aval para o País ser protagonista neste desafio de alimentar o mundo.

Diante deste cenário, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) iniciaram pesquisas de campo, com o objetivo de identificar a eficiência de novos sistemas de produção, especialmente na parte do plantio, que maximizem ainda mais a produtividade agrícola brasileira, que nos últimos 35 anos já alcançou resultados significativos, conforme apontam os números.

Da safra 1976/77 até o ciclo 2011/12, a área plantada com grãos cresceu apenas 36,3% e a produção incríveis 253%. Este avanço decorreu do aumento de produtividade, que foi de 160% no período. Os números foram calculados pelo Sou Agro, com base nas séries históricas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Além disso, para este ano a expectativa é que o Brasil ultrapasse os Estados Unidos como o maior produtor de soja, colhendo cerca de 82 milhões de toneladas da oleaginosa.

Para contribuir para a manutenção deste avanço, Regiane Cristina Oliveira de Freitas Bueno, professora da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, Campus de Botucatu, e um grupo de outros pesquisadores da instituição trabalham em um projeto que avalia o impacto de novos métodos de plantio de soja no sistema de produção da cultura, com o objetivo de verificar os efeitos que podem afetar a produtividade, como a flutuação populacional de pragas e inimigos naturais; a tecnologia de aplicação e os dados fitotécnicos.

Fonte: Sou Agro

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.