Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Ameaça ao agricultor

Pragas abalam a confiança do produtor brasileiro em 2014, diz IC Agro.

A alta incidência de pragas e doenças nas lavouras é um dos principais temores dos produtores rurais brasileiros na atualidade. De acordo com o Índice de Confiança do Agronegócio, IC Agro, uma iniciativa da FIESP e Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), com apoio da  Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF) e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), lançado no último dia 24, as pragas foram apontadas por 32% dos entrevistados como o maior problema na atual safra. Apenas fatores fora do controle dos produtores, como o clima (46%) e o preço de seus produtos na hora da venda (38%), assustam mais.

Como consequência, ainda segundo o estudo, quase 63% dos produtores rurais brasileiros disseram que vão investir mais no controle sanitário e combate às pragas, em especial a Helicoverpa armigera. ‘Quanto maior o sucesso da propriedade agrícola, mais o produtor toma consciência da necessidade de investir em tecnologia, especialmente, na proteção das plantas, para garantir a sustentabilidade e a rentabilidade do seu negócio’, afirmou Eduardo Daher, diretor-executivo da Andef, durante a apresentação.

O objetivo principal do Índice de Confiança do Agronegócio é medir, trimestralmente, as expectativas de agentes como a indústria de insumos, cooperativas, produtores, indústrias de alimentos, sistema financeiro e distribuidores em relação ao negócio (custos, preços de venda e produtividade), a situação da economia brasileira, disponibilidade de crédito e expectativa de investimento. No quarto trimestre de 2013, o índice geral chegou a 104,5 (em uma escala de 0 a 200), apontando leve otimismo do setor para o ano de 2014.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.