Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Ameaças Fitossanitárias

Andef apoia curso que visa habilitar profissionais para identificação de pragas.

Com objetivos de alertar sobre o perigo que a entrada de pragas quarentenárias pode causar ao desenvolvimento econômico e à produção agrícola do país, a Agropec – Defesa Agropecuária ofereceu, entre os dias 27 e 28 de novembro, a segunda edição do curso “Ameaças Fitossanitárias”. Realizado na sede da Andef, o evento contou com a presença de profissionais de nível superior das áreas de Ciências Agrárias e Ciências Biológicas, com atuação na área de Defesa Vegetal.

Regina Lucia Sugayama, organizadora e uma das palestrantes, reforça que entre os principais objetivos desta série de treinamentos estão o de  “desenvolver habilidades na busca de informações sobre ameaças fitossanitárias e de estimular uma visão mais estratégica da defesa vegetal”.

“Com a globalização e o aumento do trânsito de pessoas e de produtos, a disseminação de pragas agrícolas foi facilitada. No Século XX, pelo menos 32 espécies foram introduzidas e se estabeleceram no Brasil como pragas de cultivos importantes como algodão, soja, milho, hortícolas e citros”, destaca Sugayama. E completa: “Somente nos primeiros 13 anos do Século XXI, 31 espécies exóticas já foram detectadas no país, algumas das quais já apresentam prejuízos expressivos, como a ferrugem asiática da soja, a ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar e, mais recentemente, a lagarta helicoverpa”.

Para que esse alerta seja levado aos quatro cantos do Brasil, Luis Carlos Ribeiro, o Gerente Técnico e de Regulamentação Estadual da Andef, adianta que a entidade seguirá apoiando a realização de novas edições no ano que vem.  “É inegável a necessidade de que os setores produtivos e de defesa sanitária unam esforços a fim de proteger o agronegócio brasileiro, o maior patrimônio nacional. Mais do que proteger as lavouras, este é um caso de defender a soberania nacional e a indústria de defesa vegetal está plenamente engajada nesse tema”.

O curso também contou com exposições da Engenheira Agrônoma Andrea Ramos Stancioli e do Biólogo Giliardi Anício Alves.

 

Fonte: Comunicação Andef, com informações da Agropec.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.