Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Centro tecnológico de treinamento para aplicação de defensivos será lançado

Acordo será firmado entre a ANDEF, IAC e a Secretaria de Agricultura.

Uma parceria com o objetivo de desenvolver treinamentos direcionados à prática de aplicação de defensivos agrícolas no Brasil será firmada entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), e do Instituto Agronômico (IAC), nesta quinta-feira (28), às 15h30, no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), durante a Agrishow, em Ribeirão Preto.

O acordo prevê o desenvolvimento de um plano de treinamentos na área de tecnologia e segurança na aplicação de defensivos, com início das atividades previsto para julho deste ano.

Com presença confirmada no evento, Mário Von Zuben, diretor executivo da Andef, destaca que esta iniciativa conjunta com o IAC, faz com que o setor de defensivos agrícolas dê um passo arrojado para a melhoria da formação de técnicos, agrônomos e diversos profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos.

De acordo com Von Zuben, como associação que representa o setor de defensivos agrícolas, a ANDEF se orienta por três valores. “Um deles é a Sustentabilidade. O outro é a Ciência; e o terceiro é a Educação.”

A ação em tecnologia e segurança na aplicação é pioneira no teste de métodos e logísticas. O IAC é o responsável pela criação e execução do projeto, que se inicia com a participação da ANDEF, mas está aberto ao ingresso de outros parceiros, que poderão ser empresas e associações.

Nas suas quatro décadas, a ANDEF lançou programas de Educação, em parceria com instituições acadêmicas, que se tornaram referência no setor de Defesa Vegetal. Segundo o diretor executivo, o lançamento da Unidade de Referência em Tecnologia de Aplicação e Segurança no Trabalho com Defensivos Agrícolas está plenamente alinhado com a missão da ANDEF.

Realizando diretamente ou apoiando programas diversos com parceiros, a Andef, empresas associadas, os canais de distribuição e instituições acadêmicas vêm colaborando de forma significativa com o Poder Público. “Ao lado de nossas empresas associadas, temos contribuído de forma concreta para promover a Educação de colaboradores do setor e de stakeholders nos mais diversos níveis do Conhecimento”, complementa Von Zuben.  

Neste trabalho, serão realizados cursos teórico-práticos de nível avançado, com duração de 15 dias, sobre os temas ligados à tecnologia de aplicação e segurança no trabalho com defensivos. Haverá também visitas técnicas a empresas ligadas à fabricação e teste de equipamentos de proteção individual (EPI), estações experimentais de desenvolvimento dos defensivos e empresas especializadas em ensaios de toxicologia.

O público-alvo é composto por professores de universidades e colégios técnicos, extensionistas e instrutores das diversas instituições envolvidas na transferência de tecnologia.

“Adicionalmente, o IAC trabalhará para a constituição de conteúdos programáticos, materiais padronizados de treinamento e avaliação de agentes multiplicadores, bem como na elaboração de esquemas padronizados de estruturação física e financeira de outras ações de treinamento a serem desenvolvidas no Brasil”, afirma Hamilton Ramos, pesquisador do IAC.

O Instituto responde pela equipe técnica que conduzirá os trabalhos e, quando necessário, serão convidados profissionais externos para compor o quadro de profissionais que atuarão nos cursos. “Os consultores “ad hoc” serão identificados e atuarão por curso, como forma de complementar o conhecimento já existente no IAC. Por exemplo, em um curso na área de segurança, conceitos de toxicologia são importantes e não temos isso no Instituto”, esclarece Ramos.

Com estrutura adequada para o treinamento, laboratórios próprios para as atividades relacionadas à tecnologia de aplicação e segurança, espaço para aulas práticas de campo, o IAC está próximo de áreas para visitas técnicas, estação experimental de empresas, fábrica de produtos e de EPI e empresas de teste.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.