Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Andef fomenta a tecnologia e as boas práticas na Agrifam

Ressaltando a importância do cooperativismo, com destaque no Ano Internacional da Agricultura Familiar, a Andef participou da maior feira do setor no Brasil, em Lençóis Paulista-SP.

A Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) participou, entre os dias 1 e 3 de agosto, da Agrifam – Feira da Agricultura Familiar, em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. Com realização  da Federação dos Agricultores e Trabalhadores Rurais do Estado de São Paulo, Fetaesp, é considerada a maior feira especializada em agricultura familiar do Brasil. Este ano, os 200 expositores receberam cerca de 10 mil visitantes. "O objetivo da Andef na Agrifam é estimular o uso das modernas tecnologias entre os pequenos agricultores e, dessa forma, contribuir para o aumento da produtividade", afirma Eduardo Daher, diretor executivo da Andef.

A força dos pequenos produtores se consolida com maior acesso às informações, tecnologias e serviços disponibilizados. E a bem-sucedida inserção dessas famílias no complexo do agronegócio só foi possível por meio do cooperativismo.

Países dotados de associações estruturadas de produtores estão mais habilitados a superar crises alimentares. “Este é o papel-chave exercido pelo cooperativismo”, afirma Márcio de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas do Brasil, OCB, instituição máxima de representação do setor no País. Na Agrifam, a entidade foi representada por sua seção paulista, OCESP.

 

Destaques na Agrifam

A participação da Andef na Agrifam é uma ação de apoio ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, declarado pela FAO-ONU, para promover o papel dos pequenos produtores para a erradicação da fome no mundo.

O estande teve como tema “Agricultura Familiar: Eu faço a Revolução Verde”. Os objetivos foram destacar o aumento da produtividade através da adoção de tecnologias por pequenos e médios produtores no Brasil e a importância da Educação e boas práticas no campo. Em parceria com a fabricante de EPIs Protect, foram realizadas palestras e demonstrações sobre o uso correto de equipamentos de proteção.

 

Ano Internacional da Agricultura Familiar

Buscando desenvolver este importante segmento, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) celebra em 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar. O objetivo é incluir os pequenos e médios produtores na discussão em torno do aumento da produção de alimentos no país e no mundo. Segundo a Confederação Nacional da Agricultura, atualmente apenas 11% dos agricultores familiares têm acesso regular a insumos tecnológicos.

Segundo a FAO, o Brasil precisará aumentar sua produção em 40% até 2050. Os recordes de produção alcançados nas últimas safras mostram que estamos no caminho certo. Os grandes produtores, que investem há muito tempo em tecnologia e gestão, já possuem bons índices de eficiência e produtividade. Um aumento substancial na produção nacional, portanto, passa pelas mãos dos pequenos e médios empreendedores rurais. Mas este salto só será possível quando as tecnologias chegarem, de fato, à base da pirâmide produtiva nacional.

Fonte: Comunicação Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.