Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Andef lança QR-Livro sobre pragas em frutas tropicais

Os produtores de frutas tropicais de todo o Brasil têm à disposição uma nova ferramenta para auxiliar no monitoramento de pragas e doenças em suas lavouras: é o QR-Livro destinado às culturas de abacaxi, banana, caju, coco, goiaba, mamão, manga, melancia, melão e uva.

Resultado de uma parceria entre a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e a Agropec, a terceira edição do manual de bolso foi lançado na noite da última segunda-feira, dia 22, em Juazeiro, no interior da Bahia. Organizado pela Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (ACAVASF), o evento reuniu o prefeito da cidade e candidatos a deputados estaduais e federais dos municípios de Juazeiro e Petrolina, além de produtores, representantes de órgãos do governo estadual e da indústria de defensivos agrícolas.

"As ferramentas tecnológicas estão à disposição da sociedade para facilitar o seu dia a dia e otimizar suas funções. E com a agricultura não poderia ser diferente. Por isso, utilizamos uma moderna solução para levar até a lavoura informações que antes estavam restritas às bibliotecas”, explica Luís Carlos Ribeiro, gerente técnico e de regulamentação estadual da Andef.  O engenheiro agrônomo explica ainda que o QR-Livro nada mais édo que segmentar o conteúdo do portal defesavegetal.net, em formato de manuais de bolso impressos.

"Ao ler os QR-Codes com um smartphone ou tablet, o usuário é direcionado para o site, onde encontra todas as informações: a biologia da praga ou doença, como reconhecê-lo no campo e os dados para seu controle", completa Ribeiro.

Na próxima quinta-feira, o manual será apresentado também aos participantes do FRUTAL 2014, em Fortaleza, no Ceará.

Além das frutas tropicais, outras culturas já foram contempladas: tomate, pimentão, batata, pepino e cenoura –na primeira edição do QR-Livro; e milho e sorgo, na segunda edição. Todo o conteúdo está disponível para visualização no portal defesavegetal.net; se preferir, o usuário também pode fazer o download dos manuais. 

 

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.