Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Andef participa do VII Sintag, em Uberlândia

O evento tem como tema central "Tecnologia da aplicação de fitossanitários em busca do alvo".

Iniciou nesta segunda-feira (14), em Uberlândia/MG, a sétima edição do Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação (Sintag). Cerca de 350 pessoas participam do encontro, entre alunos de engenharia agronômica, profissionais da indústria e técnicos da área. 

O Sintag é o principal fórum de discussões e debates sobre as dificuldades da tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários no que tange ao aumento da eficiência das aplicações traduzida pela redução de danos ambientais, acertividade do alvo e controle de pragas.

O evento conta com palestras nacionais e internacionais que debatem o panorama mundial e, em particular, da América Latina, Europa e Estados Unidos, sobre os aspectos ligados à qualidade da tecnologia de aplicação realizada no campo. 

Na abertura, o professor João Paulo, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), abordou as conjunturas da tecnologia da aplicação. "As condições climáticas são de extrema importância em todos os aspectos da aplicação aérea", destacou. Na sequência, o Dr. Andrew John Hewitt (University of Queensland/Austrália), falou sobre os modelos de simulação de deriva. 
 
O professor Ulisses Antuniassi, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), ministrou uma palestra sobre a Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) e explicou a importância na obtenção do certificado. "O CAS incentiva a capacitação e a qualificação de empresas de aviação agrícola e de operadores aeroagrícolas privados, visando melhorias na qualidade das pulverizações e redução de riscos de impacto ambiental destas atividades", enfatizou. 
 
Sobre a 'Evolução da engenharia de pulverizadores', o diretor de P&D da Jacto, Sergio Sartori Júnior, explicou que a tecnologia é fundamental para auxiliar nas atividades. "É um ciclo natural: facilidade, precisão, rápida resposta e agilidade na pulverização."
 
Membro do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), Ramiro Cid, ministrou uma palestra sobre "Regulagem de pulverizadores em tempos de eletrônica embarcada" e afirmou que "quanto mais utilizamos aparelhos eletrônicos, mais utilizamos o cérebro". E, além disso, deixou clara a necessidade de que "aproximadamente seis anos teremos que estar muito atentos para acompanhar a tecnologia dos aparelhos de calibração". 
 
 
 
Foto: Prof. Ulisses Antuniassi
 
 
Foto: Dr. Andrew John Hewitt 
 

Nesta quarta-feira (16), último dia do Simpósio, o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, Cláudio Spadotto, ministrou uma palestra sobre “Comportamento e destino ambiental de produtos fitossanitários”, na qual afirmou que “quando aumentamos a eficiência dos produtos fitossanitários, automaticamente auxiliamos a agricultura”. 

Foto: Cláudio Spadotto 

O gerente de educação da Andef, Fábio Kagi, encerrou a última manhã do VII Sintag, com a palestra "Habilitação de aplicadores: quando chegaremos lá?”. "A técnica pode ser diferente, mas os conceitos devem ser unificados", afirmou Kagi.

Foto: Fábio Kagi

O evento é realizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF) e conta também com o apoio da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef).

Serviço:

VII SINTAG – Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação
 
14 a 16 de setembro
 
Auditório do CDL Convenções e Eventos – Uberlândia (SP)
 
Mais informações: www.sintag.org.br
 
Fonte: Comunicação Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.