Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Andef ressalta relação entre educação e agricultura

No dia 15 de outubro – Dia do Professor, o gerente de Educação da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), engenheiro agrônomo Fábio Kagi, falou ao programa Panorama Agro, da Rádio Arysta, sobre os projetos de educação da entidade e a importância do tema para a agricultura. A entrevista foi ao ar na semana em que o mundo celebrava o Dia da Alimentação e também no mês do Engenheiro Agrônomo (12 de outubro).

Reforçando a relação entre educação, agricultura e sustentabilidade, Kagi comentou que a responsabilidade ambiental e social nas comunidades rurais estão diretamente ligadas a quanto a educação pode contribuir para uma agricultura ainda mais eficiente, produtiva e que, ao mesmo tempo, preserve os recursos naturais. "Um dos grandes desafios do Brasil é a extensão rural. Ter um agrônomo atuando diretamente no campo era algo comum no passado e hoje [com a extinção, em 1990, da Embrater – Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural], cada vez mais, é notável a falta que este profissional faz ao produtor", enfatizou.

Segundo Kagi, é com o objetivo de colaborar com o preenchimento dessa lacuna que a Andef promove cursos, palestras e dias de campo com apoio e participação de profissionais da indústria fabricante de defensivos agrícolas, distribuidores de insumos, cooperativas, produtores e entidades de ensino. "A área de educação da Andef tem a missão de auxiliar e conscientizar o agricultor sobre o uso correto de produtos e a adoção das boas práticas agrícolas", destacou.

Além dos treinamentos, a Associação elabora e distribui diversos manuais educativos e técnicos, tanto nos eventos que realiza quanto em atividades que apoia. Saindo do campo para a cidade, a entidade também vem desenvolvendo ações que visam "educar" o público urbano sobre a importância da agricultura brasileira e o papel da tecnologia no seu desenvolvimento sustentável.

Para ouvir a entrevista na íntegra, clique aqui.

Rádio Arysta
Criada em novembro do ano passado, a rádio é dirigida aos colaboradores e parceiros da Arysta LifeScience, mas também compartilha assuntos de cunho relevante para o agronegócio em geral. A programação é diária e distribuída em oito editorias para as quais são realizadas entrevistas com personalidades, produtores, especialistas e profissionais atuantes em diversas áreas da produção rural brasileira.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.