Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / As mulheres do Agronegócio

A mulher tem participação decisiva na produção mundial de alimentos, diz a FAO.

&quote;

A contribuição das mulheres na economia agrícola e o seu papel na segurança alimentar – não apenas da família, mas das sociedades como um todo – ainda é pouco percebido. É o que afirma o documento da FAO, órgão da ONU para Agricultura e Alimentação. Na verdade, a mulher tem papel decisivo na produção mundial de alimentos. Elas respondem por mais da metade dos alimentos que chegam às mesas em todo o mundo, segundo estudo da FAO.
A força da participação feminina pode ser observamos no agronegócio brasileiro: no campo, são milhares na lida diária e difícil nas lavouras; nas salas de aula, ensinando agronomia; nos laboratórios, na Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias; nos órgãos públicos e nas empresas, como executivas cada vez mais importantes nas decisões.
&quote;

 Nos países menos desenvolvidos, a presença das mulheres na economia agrícola é ainda mais preponderante: as projeções da FAO, em 2010, indicavam que mais do que 70% das mulheres economicamente ativas trabalhavam na agricultura.
“A segurança alimentar não pode ser alcançada sem a participação conjunta dos homens e das mulheres das zonas rurais. Eles têm papeis diferentes, mas cruciais para a agricultura e o desenvolvimento rural para a produção agrícola”, diz a FAO. Eis outros dados relevantes apontados no estudo:
– Na África, mulheres executam 80% dos trabalhos domésticos rurais.
– No Caribe e na África subsaariana, as mulheres produzem até 80% dos
gêneros alimentícios básicos.
– Em 15 países de União Européia, as mulheres são proprietárias de 20% das terras agrícolas, contra 77% para os homens e 3% para o governo.
– Na África, as mulheres fornecem quase 90% da madeira destinada ao consumo das famílias e 70% de madeira destinada à venda.
– Na África subsaariana, as mulheres asseguram 60% da economia informal,
constituem cerca de 70% de toda a mão-de-obra agrícola e produzem 90%da comida.&quote;

&quote;

 

 

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.