Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Botucatu sedia maior evento da aviação agrícola

Congresso é o maior da América Latina.

Há uma semana do início do Congresso Nacional de Aviação Agrícola (Congresso Sindag) 2016, considerado o maior evento do setor na América Latina, a movimentação no Aeroporto Tancredo Neves, em Botucatu, já é grande.

O evento será de 22 a 24 de junho, em área de 3,4 mil m² onde serão instalados 40 estandes da mostra de tecnologias e equipamentos, auditório para 800 pessoas e praça de alimentação. O evento terá também exposição de aeronaves e demonstrações.

O termo de parceria entre o sindicato e a prefeitura – assinado no início de março – garantiu a realização do evento na cidade. De acordo com o presidente da entidade, Nelson Antônio Paim, o Congresso funciona como vitrine da 2ª maior aviação agrícola do mundo. Ele lembrou que o setor tem hoje mais de duas mil aeronaves, 230 empresas e 450 produtores com aviões próprios.

O encontro reunirá pesquisadores, técnicos, empresários e pilotos, além de representantes de órgãos como Ministérios da Agricultura e do Trabalho, Ibama, Anvisa, Anac, entre outros. Além de debates sobre política e demandas do setor, o evento terá 13 palestras técnicas sobre temas como o programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), pesquisas sobre tecnologias de aplicação (parceria Sindag/Embrapa), segurança operacional, entre outros assuntos. Destaque também para intercâmbio com os Estados Unidos – maior mercado aeroagrícola do mundo -, que pela primeira vez terá representantes da National Agricultural Aviation Association.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comercio e Serviços, Edinho Baptistão, Botucatu é considerada a Casa da Aviação Agrícola, "já que temos aqui a fábrica da Embraer, um representante da americana Air Tractor, operadores e ainda o campus da Unesp.

Por isso queremos ajudar a desenvolver ainda mais esse setor". Como ocorre anualmente, outro ponto forte será a presença de fabricantes de aviões. Do Brasil, destaque para a Embraer, que detém 60% do marcado nacional e tem uma unidade instalada na cidade. Dos Estados Unidos vem o presidente da Air Tractor, Jim Hirsh, um veterano no evento.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.