Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Brasil: Fazenda do mundo

Jornal francês Le Monde destaca nossa indústria moderna e potência agrícola

A autonomia enérgica quase integral e a descoberta do petróleo nas camadas profundas do presal também aparecem como fatores de destaque

A boa fase da economia brasileira levou o jornal francês Le Monde a dedicar um dos números de sua enciclopédia de história contemporânea ao país latino-americano. Intitulada “Brasil, epopeia de uma potência emergente”, o fascículo mostra como, desde o início dos anos 2000, os brasileiros ganharam espaço no cenário mundial, mas também aponta as fraquezas da nação.

Em reportagem publicada em sua edição que chegou às bancas na tarde dessa quinta-feira, o jornal Le Monde apresenta o novo fascículo de sua enciclopédia. Jean-Pierre Langellier, que foi correspondente do vespertino francês no Brasil, explica porque a nação foi escolhida para o número especial. “Até os anos 2000, o colosso intrépido era apenas um país do futuro. A força e a beleza desse gigante demoraram para se impor. Hoje, como um Gulliver libertado de suas cordas, o Brasil ergue a cabeça e olha para frente, rumo a um mundo global, onde aspira aos papéis principais”, analisa.

O jornalista relata os aspectos positivos da economia brasileira, como a inflação controlada em 5,3%, as taxas de desemprego abaixo dos 6%, a sua indústria moderna e a potência agrícola, que coloca o país em uma posição de “fazenda do mundo”. .

Mas a enciclopédia também aponta as fraquezas econômicas do Brasil, como os investimentos insuficientes em pesquisa, a saturação das estradas e das estruturas de transportes portuários e aeroportuários, além das barreiras fiscais e da burocracia que, segundo o jornal, travam o avanço das empresas. Além disso, Le Monde lembra que em termos de competitividade os brasileiros ainda ocupam o 48° lugar no ranking mundial, e que mesmo se o Brasil possui o 6° Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, se o montante for dividido pelo número de habitantes, o país cai para o 71° lugar da lista.

“Brasil, epopeia de uma potência emergente”, uma publicação de mais de 100 páginas, que chega às bancas nessa quinta-feira, é o décimo volume da coleção “Compreender o mundo que muda” do jornal Le Monde.

Fonte: RFI

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.