Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Campo Limpo 2011

InpEV divulga os vencedores da etapa nacional dos concursos de desenho e redação

Ação que mobilizou cerca de 82 mil estudantes é parte integrante das comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo, data conhecida por promover atividades de educação ambiental

Realizados pelo 7º ano consecutivo, os concursos de desenho e redação lançados como parte das comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo, mobilizaram cerca de 82 mil alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de mais de mil escolas de 21 Estados envolvidos nas atividades organizadas pelas centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Os concursos – que possuem etapa local e nacional – trouxeram em 2011 os temas “O meio ambiente e as embalagens do campo: tudo a ver”, para a criação das redações, e “Cuidar do campo é cuidar da vida”, para os desenhos. Foram produzidos 42.061 mil desenhos e 39.813 textos.

Para que pudessem produzir os trabalhos, os alunos receberam em sala de aula os conteúdos do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, desenvolvido pelo inpEV com o apoio das associações gerenciadoras das unidades de recebimento e oferecido aos educadores com atividades, informações e didática para trabalhar o tema Ciclo de Vida das Embalagens. Parte dos estudantes também esteve nas centrais de recebimento no Dia Nacional do Campo Limpo e receberam a visita do representante das centrais.

A comissão julgadora que avaliou os cerca de 150 finalistas (80 desenhos e 70 redações) foi formada por representantes de entidades associadas ao inpEV, veículos de comunicação, jornalistas, educadores e designers e selecionou três trabalhos vencedores de cada uma das categorias. Alunos, professores e escola serão premiados respectivamente com um notebook, uma filmadora digital e uma impressora multifuncional.

Vencedores edição 2011 do Concurso Campo Limpo de Desenho e Redação:

Desenho – Vencedores (em ordem alfabética):

Nome: Luana Queiroz Romano
Escola: Escola Municipal Deputado Nilson Baptista Ribas
Central: Cornélio Procópio/PR
Gerenciador: ADAN – Associação dos Distribuidores de Agroquímicos Norte Paranaense

Nome: Matheus Henrique da Rocha Santos
Escola: Vereador Odécio Nunes de Matos
Central: Naviraí/MS
Gerenciador: ARANAV – Associação dos Revendedores de Agrotóxicos de Naviraí

Nome: Pablo Armando Gabriel
Escola: EMEF Professor Santos Aguiar
Central: Catanduva/SP
Gerenciador: Coopercitrus

Redação – Vencedores (em ordem alfabética):
Nome: Geovana Gabrile Lemes
Escola: Escola de Educação “Cativante” sistema de ensino Objetivo
Central: Rio Brilhante/MS
Gerenciador: Ararb – Associação das Revendas de Insumos e Agrotóxicos de Rio Brilhante

Nome: Jenifer Guarez Marchiori
Escola: Escola Municipal São Francisco de Assis
Central: Cascavel/PR
Gerenciador: Addav – Associação dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários do Oeste

Nome: Sarah Gabriely Fernandes Pacheco
Escola: Professor Gessy Justino de Faria
Central: Goianésia/GO
Gerenciador: ARAGO – Associação dos Revendedores de Agrotóxicos


Dia Nacional do Campo Limpo – balanço
Neste ano, 100 municípios, distribuídos em 21 Estados mais o Distrito Federal, comemoraram o Dia Nacional do Campo Limpo com o objetivo de levar mensagens de educação ambiental às futuras gerações, conscientizar a comunidade do entorno das centrais de recebimento sobre a importância da preservação do campo limpo para o desenvolvimento sustentável da agricultura e divulgar o sucesso do trabalho realizado por agricultores, canais de distribuição, cooperativas, indústria fabricante de defensivos agrícolas e poder público para o funcionamento do programa de logística reversa das embalagens vazias colocado em prática pelo setor agrícola.
                                                                                                                             
A iniciativa atingiu neste ano 122.295 pessoas (número que já inclui os participantes dos concursos de desenho e redação), que tiveram a oportunidade de participar de palestras, visitas às centrais de recebimento no dia de portas abertas, apresentações culturais e educativas.

Sobre o inpEV

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 87 empresas e nove entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

Fonte: LVBA Comunicação

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.