Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Cana: variedades suscetíveis

As três espécies mais suscetíveis à ferrugem representam 8% do plantio em SP.

&quote;

Foto: INPA

Apesar do governo do Estado de São Paulo orientar os produtores de cana a buscar variedades que possam ser mais resistentes ao ataque da ferrugem alaranjada – praga que prejudica a produtividade -, ainda não é possível saber ao certo quais tipos da planta são menos suscetíveis à doença. O que se sabe, com certeza, até agora, é que três variedades se mostraram mais suscetíveis ao ataque da praga: SP84-2025, RB72-2454 e SP89-1115.
“Juntas, as espécies representam menos de 8% da área plantada no Estado de São Paulo”, explica o pesquisador Marcos Guimarães de Andrade Landell, diretor do Centro Avançado da Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Cana do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e coordenador da pesquisa.
Mesmo sendo difícil um controle efetivo do alastramento da praga, o pesquisador qualifica a incidência da ferrugem alaranjada como de média intensidade.

Prematuro
Para os pesquisadores, ainda é prematuro indicar ao produtor o plantio das variedades mais resistentes ao ataque da ferrugem alaranjada.
“Todos os dias chegam novas informações do pessoal de campo, comentando o comportamento das variedades ao ataque da praga. A ideia é concluir um estudo ainda neste ano, listando os tipos de cana mais resistentes”, alega o pesquisador.
Cana transgênica
Uma das saídas que o setor busca para os próximos anos, é a utilização de variedades de cana-de-açúcar geneticamente modificadas, resistentes ao ataques de pragas.
De acordo com levantamento feito pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), as duas variedades genéticas da cana mais frágeis à doença, conhecidas como 454 e 1.115, estão presentes em 228 mil hectares em São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A área corresponde a 7,6% dos cerca de três milhões de hectares de cana-de-açúcar, e está distribuída em 132 propriedades pesquisadas.

Fonte: Campo News

 

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.