Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Chuvas facilitam o pantio da soja

Bom preço do grão da soja estimula investimento em tecnologia e insumos em MT

Agricultores do sul de Mato Grosso aproveitaram a chuva dos últimos dias para iniciar o plantio da safra de soja. O bom preço do grão fez com que muitos investissem mais em tecnologia e insumos.                                                                                                                                   

O plantio de soja na propriedade do agricultor Rogério Berwanger, em Juscimeira, no sul do estado, começou mais cedo. Foram semeados 300 dos 1,8 mil hectares. ‘Nós tivemos uma semana de setembro com muita chuva. Então, a gente aproveitou a umidade e antecipou o plantio em uma semana’, diz.                                                                                                                                                                      

O produtor já negociou 40% do que deve colher a cerca de R$ 50 a saca. Ele escolheu uma variedade transgênica de ciclo precoce, que permitirá o início da colheita dentro de 100 dias. Para prevenir doenças, o agricultor investiu no tratamento da semente.                

O plantio também começou mais cedo na propriedade do agricultor Ereno Giacomelli. O produtor negociou 55% da soja que deverá ser colhida em janeiro do próximo ano. Serão plantados 1,8 mil hectares da soja também de uma variedade transgênica de ciclo precoce. Se o tempo ajudar a previsão é colher cerca de 55 sacas por hectare.                                                                                                            

De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), 8% da área que será ocupada com soja já foi semeada no estado. Na mesma época do ano passado, tinha sido plantada 5% da área.

 

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.