Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Coleção Andef Ciência

Segundo volume da Coleção acaba de ser lançado.

A Associação Nacional de Defesa Vegetal acaba de lançar o segundo volume da Coleção Andef Ciência, com a obra “A evolução dos produtos fitossanitários e seu uso no Brasil”. Escrita pelo engenheiro agrônomo Luiz Carlos S. Ferreira Lima, a obra traça um panorama de mais de 380 ingredientes ativos que protegeram as lavouras brasileiras entre os anos de 1960 e 2010.

Para o Diretor Executivo da Andef, Eduardo Daher, o livro deve se transformar em uma importante fonte de consulta para os profissionais que fazem parte da cadeia produtiva do agronegócio, seja no campo, nas indústrias ou, até mesmo, no governo. “Uma obra como essa é um marco para o sistema fitossanitário no país na medida em que, até o momento, não havia qualquer estudo que reunisse, com tamanha profundidade e detalhamento, o histórico do uso dessa tecnologia que protege os campos brasileiros e garante os espetaculares índices de produtividade que a produção rural do país tem alcançado nos últimos anos”, destaca. 

Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Nacional de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Ferreira Lima trabalhou por 32 anos na Divisão Agrícola da Shell Brasil S.A e, durante 14 anos – entre 1991 e 2004 – foi Diretor Técnico da Andef, entidade para qual permanece contribuindo como Consultor Técnico. Ele conta que a pesquisa teve início no ano de 2004, quando foram levantados os dados referentes a pouco mais de 90 ingredientes ativos. “Quase dez anos depois, o resultado final do estudo reúne uma gama de ingredientes ativos que representa cerca de 90% do volume comercializado no ano de 2010. Foi um panorama de 50 anos (a partir de 1960) que coincide com o período em que a agricultura brasileira deu o grande salto de sua história”, reforça o autor.

A obra contou ainda com a colaboração dos também engenheiros agrônomos Marcelo Matallo (durante o estudo preliminar); Guilherme Luiz Guimarães, atual Gerente Técnico e de Regulamentação Federal da Andef; e do seu assessor, Marcelo H. Campacci. Destinada aos pesquisadores do setor de fitossanidade e da Academia, aos fiscais das Defesas Sanitárias, aos técnicos e cientistas da indústria de defesa vegetal e aos estudantes, o segundo volume da Coleção Andef Ciência tem distribuição gratuita, porém, com tiragem limitada.

Sobre a Coleção

Lançada em 2012, a primeira publicação da Coleção foi o livro “Ciência e Inovação Frente aos Desafios de um Futuro Sustentável”, que reuniu os estudos e palestras apresentados durante o I Congresso Internacional de Propriedade Intelectual na Agricultura, CIPIAGRI.

Guilherme Guimarães explica que a Coleção Andef Ciência tem o objetivo de traduzir e ampliar o conhecimento de especialistas em tecnologias e propor aos diversos segmentos envolvidos nas atividades do complexo agroindustrial a união de esforços para fortalecer o agronegócio brasileiro e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. “Neste segundo volume”, conta, “a Andef reforça seu empenho na difusão do conhecimento como peça fundamental diante dos desafios globais”.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.