Você está aqui: Home / Sem categoria / Como o uso de defensivos agrícolas favorece o meio ambiente?

O ganho de produtividade nas lavouras a partir do uso de defensivos permite cultivar mais alimentos em menor área. De acordo com o professor Gerald Stephenson, somente com o uso de defensivos químicos, desde sua introdução, o rendimento das colheitas dobrou. O rendimento potencial médio mundial, em 1965, era de 42%; na década de 1990, saltou para 70%.

O melhor rendimento da lavoura reduz a exploração de novas áreas e, portanto, a pressão sobre os recursos naturais: terra, água, florestas e biodiversidade.

Os defensivos da classe de herbicidas possibilitam intensificar o cultivo conservacionista conhecido como Plantio Direto, que não exige remoção de solo, evitando a erosão; esta tem sido uma das principais causas de acidentes em regiões rurais e urbanas.

Manter o equilíbrio entre produzir alimentos suficientes e conservar o meio ambiente é uma prioridade para a indústria de defensivos agrícolas. Por esse motivo, a Associação Nacional de Defesa Vegetal, ANDEF, e suas indústrias associadas colaboram com o Poder Público – a quem cabe, por lei, a tarefa de treinar os agricultores –, desenvolvendo inúmeras ações e programas de educação e conscientização socioambiental.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.