Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Cultura da soja em foco

Definição dos Protocolos para doenças da soja reúne 23 instituições.

&quote;

Acontece nesta terça-feira, 9 de outubro, na capital de São Paulo, a reunião técnica convocada pela Andef, e com a coordenação da Embrapa Soja e Tagro, empresa especializada no diagnóstico de doenças em plantas e patologia de sementes. O objetivo do encontro é a definição de protocolos dos ensaios Cooperativos na cultura de soja para a ferrugem, mancha alvo e mofo branco (CQ e CB).
Participam da reunião os responsáveis pelas áreas técnicas e de regulamentação estadual do Comitê de Fitossanidade, COFIT, das empresas de defensivos agrícolas associadas da Andef; empresas filiadas ao Sindag, e da empresa Alta, do Paraguai; representantes da Embrapa Soja, do Ministério da Agricultura, MAPA, entre outros. “No total foram representadas 23 instituições que conduzem ensaios no campo”, destaca Luis Carlos Ribeiro, gerente de Regulamentação Estadual da Andef. “A proposta é de realizarmos um encontro técnico produtivo.”
&quote;

Luis Carlos Ribeiro, da Andef: encontro produtivo

As pragas da soja podem causar sérios danos às lavouras. O Brasil é um dos países onde a Ferrugem Asiática, por exemplo, causa mais impactos no sistema produtivo na sojicultura. Segundo dados da Embrapa Soja pode reduzir em até 80% a produtividade da lavoura.
“Está sendo importante a participação de técnicos de diversas frentes, para alcançar os protocolos definidos que, por sua vez, serão encaminhar aos pesquisadores”, afirma Carlos Utiamada, diretor da TAGRO, empresa especializada na execução de serviços de diagnóstico de doenças em plantas, patologia de sementes.

Fonte: Comunicação Andef

 

 

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.