Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Cursos online da CNA

A entidade oferece 6 cursos gratuitos. As inscrições devem ser feitas até 15/02.

A Escola de Pensamento Agropecuário, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA, oferece gratuitamente cursos pela internet, voltado para produtores rurais. As aulas são oferecidas pela CNA, juntamente com o Instituto CNA e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). As inscrições podem ser feitas até 15 de fevereiro.

Trata-se de uma ação inovadora da CNA para que os produtores possam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes coesas em relação à agropecuária no Brasil. Todos os produtores que concluírem o curso receberão um certificado da entidade.

Para o Sistema CNA/SENAR, a Escola se tornará um referencial nacional em agropecuária, fornecendo embasamento científico ao debate que permeia o setor, valorizando a ciência. ‘Somente o conhecimento traz autoridade necessária para acompanhar os imensos desafios que movem este grande negócio, que é a agropecuária no Brasil’, afirma a Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Senadora Kátia Abreu.

CURSOS

Buscando contribuir com a produção de teses sobre os temas base da Escola do Pensamento Agropecuário, o Sistema CNA/SENAR está presente com análises dos estados sobre cada um dos seis temas da Escola. Cada tema é um curso online a ser oferecido:

– Direito de Propriedade: neste curso, os produtores poderão saber mais sobre as leis que regulamentam o direito de propriedade e poderão obter mais informações sobre reforma agrária, assentamentos rurais, entre outros assuntos.

– Trabalho Decente: Neste curso abordaremos noções gerais de Direito do Trabalho, segurança e saúde do trabalhador rural, assim como os aspectos sociais do trabalho para o melhor gerenciamento de sua propriedade rural.

– Pobreza Rural: o curso explica sobre a rede de proteção social no campo. Abordaremos debates sobre investimentos nas políticas públicas de educação, saúde, infra-estrutura e produção com tecnologia no meio rural.

– Meio Ambiente e Desmatamento Zero: informações sobre o código florestal brasileiro e debates sobre as diretrizes para um código compatível com a realidade do estado e município, noções de preservação ambiental e respeito às áreas produtivas plantadas.

– Abastecimento e Renda: neste curso serão abordados temas como endividamento rural, seguro agrícola, liberação de crédito, assistência técnica, fatores climáticos e mudanças nos planos de governo.

– Educação e Qualificação Profissional: neste curso abordaremos questões referentes à Educação no Brasil. Referendaremos sobre questões do IDEB, e o pensar de um novo modelo de Escola nas zonas rurais brasileiras, a Escola VIVA.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 15 de janeiro e 15 de fevereiro de 2010. Após esse período, os perfis dos interessados em participar serão avaliados e serão aprovados ou reprovados para a matrícula no curso que o produtor demonstrou interesse no formulário de inscrição. Este formulário de inscrição fica disponível no Canal do Produtor – www.canaldoprodutor.com.br – até o dia 15 de fevereiro.

Após o período de inscrições, os produtores aprovados em participar do curso receberão instruções, por e-mail, para efetivar a matrícula no curso.

AMBIENTAÇÃO

Para que o participante tenha facilidade em interagir e estudar no ambiente online terá, logo ao se matricular em um dos cursos, acesso ao ‘módulo de ambientação’. Por meio deste módulo, o produtor aprenderá a usar todas as ferramentas do ambiente, conhecerá os procedimentos de estudo no curso em que estiver matriculado.

Durante a realização do módulo de ambientação o participante contará, também, com o atendimento da monitoria 8 horas diárias. A monitoria é a equipe que auxilia o participante em suas dúvidas em relação ao ambiente online e a metodologia de estudo de cada curso. Este atendimento também se dá durante o estudo de cada curso.

PELA INTERNET

Os produtores rurais poderão fazer os cursos pela Internet, contando com a vantagem de que os conteúdos estarão disponíveis 24 horas por dia, durante 7 dias da semana.

Os produtores serão acompanhados de forma permanente e sistemática e receberão apoio e orientações de acordo com o seu desempenho. As dúvidas e necessidades diagnosticadas, durante o decorrer do curso, serão respondidas no prazo máximo de 24 horas, evitando com isso, que a dúvida gere algum tipo de prejuízo ao aprendizado.

Cada curso terá na sua abertura um plano de ensino orientando a organização do estudo dentro do período de cada curso. O participante poderá estudar seguindo exatamente o plano de ensino ou organizar sua própria agenda.

Mais informações:
(61) 2109-1411
www.canaldoprodutor.com.br

Assessoria de Comunicação da CNA

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.