Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Defensivos agrícolas

Eduardo Daher fala sobre o mercado brasileiro e as expectativas para 2014.

O balanço do mercado de commodities no Brasil em 2013 e as expectativas para o cenário global em 2014 foram os temas da entrevista concedida pelo diretor executivo da Andef, Eduardo Daher, ao programa Mercado Futuro, nesta segunda-feira, 3 de fevereiro. Transmitido ao vivo pelo Canal do Boi, direto da Bolsa de Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&F/BOVESPA), o programa tem apresentação de Antonio Reche.

Durante a conversa, o jornalista afirmou que, apesar de tropeços como os prejuízos causados pela Helicoverpa armigera e da falta de liberação de produtos, o ano de 2013 foi muito bom para o agronegócio e pediu para que o executivo fizesse um balanço do período sob a ótica da indústria.

“Os números de 2013 ainda não estão fechados e auditados, mas, pela percepção que tivemos no decorrer do ano, já podemos adiantar que foi melhor do que 2012. Provavelmente será a terceira vez consecutiva que o setor de insumos apresenta crescimento – não só os defensivos como sementes, adubos e outros -, resultado mais do que natural quando considerado o sucesso que o agronegócio brasileiro vem apresentando no cenário interno e internacional nos últimos anos”, explicou.

No entanto, o executivo chamou atenção para a incerteza dos cenários em 2014, apesar do otimismo que os especialistas vêm demonstrando em relação à produção brasileira. “É preciso olhar para 2014 com os óculos da cautela, sobretudo na cultura do milho e, mais especificamente, na chamada safrinha”, alerta. “Em contrapartida, nas culturas como a soja, por exemplo, tudo indica que o cenário vai continuar muito bem e já estamos sentindo uma recuperação em culturas como café, cana e feijão. Portanto, pode-se colocar uma lente positiva nos óculos da cautela”, destacou.

Além de expectativas e balanços, também estiveram na pauta do bate-papo temas como minor crops, pragas exóticas, a segurança dos alimentos produzidos pela agricultura convencional, manejo integrado e boas práticas agrícolas.

O programa Mercado Futuro é exibido de segunda à sexta-feira, entre 13h05 e 13h35 (horário de Brasília), ao vivo, direto do estúdio da BM&F/Bovespa, em São Paulo/SP. Mais informações acesse www.sba1.com.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.