Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Defesa Agropecuária

Conferência Nacional acontece até sábado, 29, em Belo Horizonte, MG.

A 2ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária teve abertura oficial nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A Andef, Associação Nacional de Defesa Vegetal, é apoiadora e participante do evento, por meio do gerente de Regulamentação Federal Guilherme Luiz Guimarães.

O tema desta edição, que acontece até dia 29, é a importância da defesa agropecuária para assegurar a qualidade e inocuidade dos alimentos que chegam ao consumidor. Serão abordados, ainda, assuntos sobre saúde animal, sanidade vegetal, apoio laboratorial, inovações tecnológicas, capacitação para o setor e correta utilização de insumos.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, participou do evento pelo debate do painel: Se Queremos ser o Número 1 em Agronegócio, Temos que ser Também o Número 1 em Defesa Agropecuária.

O evento é uma parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). O público-alvo são fiscais federais agropecuários, pesquisadores, produtores rurais, empresários do agronegócio, extensionistas, representantes de entidades de classe, exportadores, importadores, docentes e pós-graduandos.

Com informações de Kelly Beltrão, do MAPA


Projeto Mapa/CNPq investe mais de R$ 100 milhões em defesa agropecuária

Até o final de 2011, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai investir R$ 105,5 milhões em projetos de defesa agropecuária pelo programa Mais Ciência, Mais Tecnologia. A iniciativa, iniciada há dois anos em parceria Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), é focada na estruturação de redes de pesquisa, desenvolvimento de estudos científicos e na capacitação de técnicos em áreas como inspeção animal e vegetal, explica o diretor da Área Vegetal do Mapa, José Guilherme Leal. O dirigente apresentou os resultados do programa em Belo Horizonte/MG, durante a 2ª Conferencia Nacional sobre Defesa Agropecuária, que começou nesta quinta-feira (27).

Leal destacou o treinamento de 60 fiscais federais agropecuários para realização de auditorias; a adoção de um sistema informatizado para apoio ao Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) e a criação de centros colaboradores de pesquisa na área de sementes.  “Temos 374 projetos incluídos no programa, que beneficiarão o agronegócio brasileiro, ao gerar tecnologias para o desenvolvimento das ações voltadas à sanidade agropecuária”, enfatiza Leal.

A meta do programa, conclui o diretor do Mapa, é incluir as demandas de defesa agropecuária na agenda da comunidade acadêmica e fortalecer o vínculo desses profissionais com os serviços oficiais de sanidade animal e vegetal.

Kelly Beltrão – MAPA

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.