Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / DefesaVegetal.Net recebe premiação internacional

Projeto da ANDEF traz conteúdos próprios utilizando diversos suportes tecnológicos.

O Diretor Executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal, ANDEF; Mário Von Zuben, recebeu durante evento da CropLife Latin America realizado na Argentina uma premiação pelo projeto DefesaVegetal.Net.

O projeto foi iniciado em 2014, diante da percepção de que era necessário levar informação técnica de qualidade ao profissional que está atuando diretamente no campo, de norte a sul do Brasil e, desde então, já distribuiu mais de 15.000 livretos de bolso contendo códigos-QR que direcionam o usuário a uma página na internet com orientações sobre como reconhecer e manejar insetos, fungos, plantas daninhas e todo tipo de organismo de importância agrícola. São mais de 400 espécies catalogadas e que atacam olerícolas, frutas e grandes culturas. Parcerias com o setor produtivo, sociedades científicas e órgãos de fiscalização agropecuária potencializaram os resultados.

Esse conhecimento é compilado pela equipe do projeto, mas qualquer usuário pode colaborar elaborando fichas e pragas, enviando fotos, vídeos e comentários através do site. "Este é um projeto da sociedade brasileira e para o produtor brasileiro. Nós queremos oferecer um ambiente no qual a distância entre a pesquisa e o setor produtivo seja encurtada", explica Luís Carlos Ribeiro, Gerente Técnico e de Regulamentação Estadual da ANDEF.

O que não se esperava, entretanto, é que o site fosse ter tantos acessos fora do Brasil: cerca de 20% das visualizações de páginas ocorrem no exterior, principalmente nos EUA e América do Sul. De maio de 2014 a abril de 2016, usuários de 142 países acessaram o site e o número de acessos vem aumentando paulatinamente.

Atento aos novos paradigmas da comunicação e sensível à carência de conteúdos que tragam os últimos avanços da ciência ao produtor rural, a ANDEF passou a publicar textos de divulgação científica no blog do site, que é integrado a uma fanpage no Facebook e a um serviço de envio de informativos. "Exploramos o conceito de convergência de meios e de conteúdos, para maximizar a experiência do usuário e atingir a maior audiência possível", comenta Fábio Kagi, Gerente de Educação e Treinamento da ANDEF.

E não para por aí. Todo o conteúdo do site foi transferido para um aplicativo para dispositivos móveis com sistema operacional Android ou iOS. "A grande vantagem do aplicativo é que, uma vez instalado, ele funciona independente da conexão à internet. Além disso, ele vai ser um espaço de inteligência coletiva, no qual usuários de todo o país poderão relatar a ocorrência de pragas. Essa é uma informação de extremo valor tanto para o produtor rural quanto para gestores de programas de combate a pragas", comenta Kagi.

"Ter o projeto premiado por uma entidade internacional, como a Crop Life, coroa o trabalho que vem sendo realizado com seriedade e profissionalismo. Dá à equipe o incentivo para continuar inovando e à ANDEF, o reconhecimento por cumprir sua missão de levar conhecimento ao homem do campo. A gente tem muito a agradecer a todos os que votaram no nosso projeto e que engajaram suas equipes e contatos para que DefesaVegetal.Net fosse vencedor", finaliza Luis Ribeiro, gerente técnico e de Regulamentação Estadual da ANDEF. 

*Mário Von Zuben é o segundo da esquerda para direita.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.