Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Dia do Cooperativismo

Andef homenageia a data, comemorada no último sábado internacionalmente.

O Cooperativismo é comemorado todo primeiro sábado do mês de julho. Assim, no último sábado, dia 3, em todo o mundo as cooperativas lembraram o movimento que surgiu em 1884, na Inglaterra. Insatisfeitos com as condições de trabalho durante a Revolução Industrial, 28 operários do bairro de Rochdale-Manchester, em sua maioria tecelões, se reuniram para discutir suas idéias. Respeitaram seus costumes, tradições e estabeleceram normas e metas para organizar o movimento que então chamaram de cooperativismo. Nascia a Sociedade dos Probos de Rochdale, conhecida como a primeira cooperativa moderna do mundo.

Cooperativismo no Brasil

No Brasil, o movimento emergiu no final do século 19, com a criação da primeira cooperativa de consumo de que se tem registro no Brasil, em Ouro Preto (MG), no ano de 1889, denominada Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto. Depois, se expandiu para Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, além de se espalhar em Minas Gerais.

Em 2 de dezembro de 1969, foi criada a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), representante dos interesses do cooperativismo nacional. Atualmente, no Brasil, segundo dados da OCB, são 8,2 milhões de pessoas associadas a mais de 7,2 mil cooperativas, que empregam 274 mil pessoas. Em 2009, o setor movimentou R$ 88,5 bilhões. O maior grupo pertence ao setor agropecuário: são 1.615 cooperativas, que representam 22%.

Parcerias da defesa vegetal

Tradicionais parceiras da Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef, e suas empresas associadas, as cooperativas agropecuárias no país se constituem importantes aliadas nos programas de educação do agricultor para as Boas Práticas Agrícolas. A OCB tem participação expressiva no Prêmio Andef de Mérito Fitossanitário. A iniciativa tem como objetivo incentivar ações voltadas à educação, treinamento e responsabilidade socioambiental no campo.

Por sua importância estratégica para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, a ANDEF e suas associadas rendem as justas homenagens a todas as cooperativas no país.

Assessoria de Comunicação – ANDEF

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.