Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Dia Nacional do Campo Limpo

Acontece a 9ª edição do Sistema Campo Limpo sob coordenação do inpEV.

O Dia Nacional do Campo Limpo, em sua nona edição, reunirá em todo o País os envolvidos no Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) e a comunidade do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias, sob a coordenação do inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material. O objetivo é compartilhar os resultados desse sistema que é referência no País e no mundo. As atividades terão início no dia 16 de agosto, sexta-feira, dois dias antes da data oficial, para favorecer a participação de alunos da rede escolar. A comemoração deve envolver mais de 100 unidades de recebimento espalhadas por 24 estados brasileiros. A solenidade oficial de abertura do evento acontecerá em Taubaté, na fábrica Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos.

Nos primeiros meses de 2013, o Sistema Campo Limpo – formado por agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público – bateu um marco histórico: mais de 250 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas foram encaminhadas para o destino ambientalmente correto, desde a criação do sistema em 2002. Tais resultados beneficiam o meio ambiente, como aponta o quinto estudo de socioecoeficiência realizado pela Fundação Espaço ECO. De acordo com a análise, entre 2002 e 2012, o sistema permitiu, por exemplo, que o País deixasse de gastar energia elétrica equivalente ao abastecimento de 1,4 milhão de casas e evitou o consumo de um volume de água equivalente a 36 milhões de caixas de água.
 
Para a celebração, além do tradicional dia de portas abertas, quando as centrais recebem a comunidade para compartilhar o trabalho desenvolvido, e de ações, como palestras ou apresentações teatrais, a edição deste ano terá atividades educativas, especialmente desenvolvidas para o público infantil e estudantes, sobre conservação do meio ambiente, consumo consciente e destinação de resíduos sólidos.

Segundo João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV, os bons resultados, que  trazem benefícios ambientais crescentes e que posicionam nosso sistema como referência mundial, são consequência dos esforços dos diversos elos da cadeia. Para ele, o Dia Nacional do Campo Limpo é o momento de comemorar esse sucesso, que impulsiona o sistema a seguir nessa trilha e mostrar para a sociedade o compromisso do setor produtivo agrícola com a produção de alimentos, fibras e energia de forma sustentável.

Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde sua 1ª edição, mais de 600 mil pessoas participaram do Dia Nacional do Campo Limpo em todo o País. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor  (Abag, Aenda, Andav, Andef,  Aprosoja, CNA, OCB e Sindag), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.
 
Para mais informações sobre as atividades do Dia Nacional do Campo Limpo visite www.dianacionaldocampolimpo.org.br

Fonte: inpEV

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.