Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Dia Nacional do Campo Limpo será celebrado na próxima semana

Mais de 100 unidades de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas pós-consumo de 22 estados promoverão atividades de conscientização ambiental.

Comemorado há mais de dez anos, em 18 de agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo já reuniu cerca de um milhão pessoas de todo o Brasil. Em 2015, a tradicional celebração reunirá os envolvidos no Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), entre eles o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material – e as comunidades do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias para compartilhar os resultados e benefícios gerados por esse sistema que é referência no país e no mundo.
 
Segundo João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV, desde o início das operações do Sistema, em 2002, até o momento já foram destinadas mais de 330 mil toneladas do material. 'A existência do Sistema permitiu, por exemplo, que 447 mil toneladas de CO2 deixassem de ser emitidas – volume que corresponde a um milhão de barris de petróleo que deixaram de ser extraídos'. Para ele, o Dia Nacional do Campo Limpo é o marco desse sucesso, é o momento de compartilhar com todos essa iniciativa que gera resultados positivos para o meio ambiente e sociedade.
 
As principais atividades da 11ª edição devem envolver mais de 100 unidades de recebimento presentes em 22 estados brasileiros. Apesar de a data do calendário oficial ser 18 de agosto e grande parte das centrais realizarem, neste dia, o 'Portas Abertas' (abertura da central para a visitação do público que tiver interesse), durante toda a semana serão realizadas atividades de celebração.
 
Ainda, na sexta-feira (21) acontecerá a solenidade oficial de encerramento das comemorações, em Taubaté (SP), na Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos – recicladora criada com o objetivo de fechar o ciclo de gestão das embalagens de defensivos agrícolas pós-consumo e promover a autossuficiência econômica do Sistema Campo Limpo. Na ocasião também será celebrado o lançamento da pedra fundamental da Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas Ltda. A nova recicladora parceira do Sistema produzirá sistemas de vedação de alta performance, as Ecocaps.
 
Fonte: inpEV

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.