Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Dias de Campo. Soja louca é tema

Lavouras de Sorriso/MT são as mais afetadas pela anomalia.

Nos Dias de Campo 2011 Fundação MT, que ocorrem nos principais municípios produtores de Mato Grosso, está sendo debatida a ocorrência da soja louca II, de causa ainda desconhecida. Lavouras da região de Sorriso/MT são as mais afetadas pela anomalia que provoca formação de folhas mais afiladas e enrugadas (com presença de bolhas), engrossamento do caule, encurtamento da distância dos entrenós, abortamento dos botões florais das plantas e também a formação de vagens deformadas que não amadurecem, o que acaba atrapalhando o processo de colheita das lavouras atacadas.
 “Algumas observações de campo já levantam algumas hipóteses da causa da soja louca II, que podem estar relacionadas ao desequilíbrio fisiológico das plantas em função de um estresse climático, a uma alelopatia causada por uma planta daninha específica ou a outro fator ainda não conhecido. São hipóteses. Estamos avaliando de perto as áreas e fazendo alguns estudos mais específicos”, revela Lúcia Vivan, pesquisadora da Fundação MT.
Segundo Vivan, os pesquisadores estão muito empenhados para apresentar à classe produtora uma solução para mais este problema da sojicultura. “Estamos trabalhando arduamente para trazer tão logo uma resposta ao produtor”.
Além da soja louca, temas como nematóides, responsabilidade socioambiental e cultivares de soja TMG estão sendo apresentados. O evento já aconteceu em Sapezal, Campo Novo do Parecis e Nova Mutum. Lucas do Rio Verde e Sorriso são as próximas cidades sede da turnê. A segunda rodada do evento contemplará os municípios de Campo Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Querência e Canarana.

Fonte: Fundação MT (Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso), 26/01/2011 – Julianne Caju. Acesse www.diadecampo.com.br.

&quote;

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.