Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Dr. Norman Borlaug

Andef homenageia o centenário de Norman Borlaug.

Ontem, dia 25 de março de 2014, completou 100 anos do nascimento do engenheiro agrônomo Dr. Norman Borlaug, um dos mais importantes personagens mundiais no desafio de alimentar pessoas. O exponencial aumento na produtividade  agrícola e rendimento das culturas de grãos, a partir de suas pesquisas, em meados do Século XX, tornou-se mundialmente conhecido como Revolução Verde.

Norman Ernest Borlaug nasceu na cidade de Cresco, Iowa, Estados Unidos, em 24 de março de 2014. Formou-se em engenharia agronômica pela Universidade de Minnesota em 1942, graduando-se em genética e patologia vegetal. No México, no início dos anos 1960, iniciou pesquisas que resultaram no desenvolvimento de diversas cultivares de trigo de alta resistência e produtividade.

Graças à aplicação prática do resultado das pesquisas de Borlaug, em 1963 o México tornou-se exportador de trigo. Posteriormente, essas variedades de trigo foram introduzidas por Borlaug na Índia e no Paquistão, sendo que a produção de trigo destes dois países dobrou entre 1965 e 1970. Mais tarde, ajudou a levar estes métodos de aumento da produção agrícola para outros países asiáticos e para a África.

Em 1970, ao receber o Prêmio Nobel da Paz, Norman Borlaug advertiu: “É verdade que a longa batalha contra a fome mudou para melhor, mas podemos juntos melhorar ainda mais”. Como o número de pessoas que sofre com a fome chega, atualmente, a 1 bilhão ao ano, essa mensagem é mais importante do que nunca.

O pesquisador visitou o Brasil em várias ocasiões, desde a década de 1940, quando se dedicava ao melhoramento de variedades de trigo e procurava plantas diversificadas por todo o mundo. Retornou ao País no início de 2004, quando se disse impressionado com a evolução acontecida no Cerrado.

Dr. Norman Borlaug faleceu no dia 12 de setembro de 2009, em Dallas, EUA. Nesse mesmo ano, a Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef, então realizadora da primeira edição do Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos, juntamente com Organização Mundial para Agricultura e Alimentação, FAO, homenageou o Instituto Norman Borlaug, pelo legado do seu fundador.

Hoje, centenário do nascimento do Dr. Norman Borlaug, cuja comemoração se centraliza na cidade de Obregón, México (www.borlaug100.org)

Fonte: Comunicação Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.