Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Educação é tema da Defesa Vegetal

Revista da Andef analisa a importância da educação no meio rural e para o país.

&quote;

Em tempos de nova polêmica gerada com o recente Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, a revista Defesa Vegetal analisa os avanços alcançados nos últimos anos e os problemas persistentes na educação brasileira. A revista traz 80 páginas que enfocam a importância da qualidade do ensino, especialmente nas regiões rurais e voltada para as boas práticas agrícolas e a preservação ambiental.

Para a edição especial, a publicação reuniu 18 articulistas, entre especialistas em Educação, professores acadêmicos, membros dos ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura e dirigentes de diversas entidades. "Os avanços foram inquestionáveis, mas o tamanho da dívida histórica desse País com a educação é tão grande que muito ainda precisa ser feito, com a participação efetiva de toda a sociedade", avalia Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional da Educação e conselheiro da organização não-governamental Todos Pela Educação.

Os articulistas mostraram possibilidades de fortalecer o ensino no Brasil e superar os limites. Apresentaram exemplos de iniciativas de sucesso e ajudaram a apresentar um panorama deste segmento tão essencial para qualquer nação. Sugerem que também é educativo as sociedades urbanas reconhecerem a importância da agricultura para o desenvolvimento sustentável. "Se a população estiver mais bem informada, suas cobranças serão fundamentadas e contribuirão para a evolução contínua do agronegócio", afirma José Otávio Menten, engenheiro agrônomo e professor da Esalq-USP, SP.

Ciência, sustentabilidade e educação formam o tripé que sustenta o trabalho da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), entidade que representa as quinze indústrias de pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas no país. A revista é um dos canais de comunicação das iniciativas da entidade e suas associadas voltadas para a extensão ao campo do conhecimento e das melhores práticas agrícolas e socioambientais. "O saber é um bem precioso, que quando dividido, se multiplica e tem poder transformador", afirma, em seu artigo, Mônika Bergamaschi, mestre em Engenharia de Produção Agroindustrial e secretária geral da Associação Brasileira do Agronegócio, Abag, na regional de Ribeirão Preto, SP. "Homens e mulheres capacitados, cientes de suas responsabilidades e impulsionados pelo conhecimento, contribuem para um mundo sustentável ambiental, social e economicamente."

Edição especial da revista Defesa Vegetal:
– Tema de capa: Educação, as lições que vêm do campo
– Páginas: 80 pags.
– Publicação: Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef
– Lançamento: 15 de novembro, circulação nacional
– Distribuição: gratuita (solicitar exemplares pelo e-mail:
rosana@andef.com.br)

Mais informações – Comunicação Andef

E-mail comunicacao@andef.com.br

Tel.: (11) 3087-5037.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.