Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Embalagens vazias

Estado do Mato Grosso é líder no recolhimento, pelo quarto ano consecutivo.

Pelo quarto ano consecutivo, Mato Grosso manteve-se na liderança do ranking dos Estados mais que destinaram embalagens vazias de defensivos agrícolas, com 23,6% do volume processado no país. Segundo levantamento do inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas – de janeiro a dezembro foram retiradas do meio ambiente 6,776 mil toneladas.

Somente no mês de dezembro, as unidades de recebimento mato-grossenses encaminharam ao destino final ambientalmente correto (reciclagem ou incineração) 594 toneladas de embalagens vazias.

O levantamento mostra ainda que o volume destinado de janeiro a dezembro do ano passado ano cresceu 17% em relação ao mesmo período de 2008 (quando foram destinadas 5.794 toneladas de embalagens).

Os bons índices conquistados pelo sistema de destinação final no Mato Grosso são possíveis graças a ações conjuntas que envolvem agricultores, distribuidores e cooperativas, indústria e poder público, representado no Estado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

BRASIL – Referência mundial na destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas, o Brasil encerrou 2009 com volume 18% maior que o retirado do meio ambiente em 2008. De janeiro a dezembro do ano passado, as mais de 400 unidades de recebimento do país processaram 28,771 mil toneladas de embalagens, enquanto que no mesmo período de 2008, foram 24.415 toneladas.

Ainda de acordo com o inpEV, nos últimos oito anos 136 mil toneladas de embalagens vazias foram descartadas corretamente por meio do sistema brasileiro de destinação.

Expresso MT 

Sobre o inpEV

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas em sua responsabilidade de destinar as embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. Todas as empresas que integram a Andef, Associação Nacional de Defesa Vegetal, são associadas ao inpEV.

Andef – Associação Nacional de Defesa Vegetal

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.