A Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) parabeniza a Embrapa Café que, no próximo domingo (30), completa 16 anos de criação.
A Embrapa Café é um importante marco na história do agronegócio brasileiro. Pioneira entre as Unidades Descentralizadas da Embrapa, foi criada em 1999, com o nome Serviço de Apoio ao Programa Café (SAPC).
A Unidade
Sediada em Brasília, no Distrito Federal, possui como uma de suas primeiras responsabilidades, em exercício até o período atual, a gestão do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), estabelecido dois anos antes de sua criação, a partir da iniciativa de dez renomadas instituições de ensino, pesquisa e extensão rural brasileira do café. O formato inovador de atuação da Unidade Café passou a ser utilizado como modelo para a criação de novas Unidades de Pesquisa da Embrapa. O modelo foi buscado para estruturação de criações como da Embrapa Agroenergia e Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agroflorestais.
Gerenciada atualmente pelo gerente-geral e engenheiro agrônomo Gabriel Ferreira Bartholo, e com 46 empregados, sendo 16 pesquisadores, todos com formação de doutorado, a Embrapa Café tem como missão coordenar a execução do programa brasileiro de pesquisa em café e viabilizar soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável do agronegócio café.
Fonte: Comunicação Andef