Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Embrapa leva ciência e tecnologia a agricultores familiares

Evento em Dourados visa a agregar valor aos produtos agrícolas.

As tecnologias e conhecimentos voltados à agricultura familiar vão estar em exposição durante a Tecnofam 2016, de 11 a 13 de maio, em Dourados (MS). O evento é promovido pela Embrapa Agropecuária Oeste, em parceria com o governo de Mato Grosso do Sul, prefeitura de Dourados e Sistema Famasul-Senar/MS.

O objetivo da Tecnofam é possibilitar o acesso a tecnologias com foco na diversificação, agregação de valor e sustentabilidade dos sistemas de produção. As tecnologias que serão demonstradas surgiram na Embrapa Agropecuária Oeste e em outras unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Além da programação de campo, haverá uma mostra de tecnologias, equipamentos, maquinários, implementos agrícolas. Também serão realizadas oficinas sobre temas como fruticultura, plantas medicinais e produção de leite.

"A Embrapa se preocupa igualmente com todos que fazem da agricultura seu negócio. No caso da Tecnofam, cria-se um ambiente favorável ao conhecimento e à adoção de tecnologias que façam diferença no negócio agrícola de base familiar", destaca chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus.

De acordo com ele, é importante modernizar os processos produtivos, respeitando a lógica de escala da pequena propriedade, para dar maior eficiência e eficácia às cadeias produtivas. “Isso resulta no desenvolvimento da produção de base familiar, de Mato Grosso do Sul e do Brasil", assinala Asmus.

Ele reforça ainda que a Tecnofam foi criada para levar ciência e tecnologia aos agricultores familiares. Toda a sociedade, acrescenta, está convidada para visitar a exposição, que estará aberta ao público das 7h30 às 16h30, na sede da Embrapa Agropecuária Oeste: BR-163, Km 253,6 – Dourados.

Durante os três dias do evento, também serão realizadas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. A ação de mobilização contra o Aedes é uma parceria entre Embrapa Agropecuária Oeste e Secretaria de Saúde da prefeitura de Dourados.  (Com informações da Embrapa Agropecuária Oeste).

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.