Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Embrapa realiza I Simpósio de Pragas Quarentenárias na Amazônia

O evento conta com o apoio da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), tendo início nesta terça-feira (5). O 1° Simpósio de Pragas Quarentenárias na Amazônia Brasileira acontece no Auditório do Pronat/UFRR, na cidade de Boa Vista, em Roraima, até o dia 7 de maio

O simpósio tem como objetivo discutir a vulnerabilidade da Amazônia Brasileira à entrada de pragas quarentenárias. Para tanto, contará com a participação de especialistas na área, entre eles, Luis Carlos Ribeiro, Gerente de Regulamentação Estadual da Andef.

Nos últimos anos, sete pragas quarentenárias entraram no Brasil por esta região: a mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae), a sigatoka-negra-da-bananeira (Mycosphaerella fijiensis), a mosca-negra-dos-citros (Aleurocanthus woglumi), o ácaro-hindustânico-dos-citros (Schizotetranychus hindustanicus), o ácaro-vermelho-das-palmeiras (Raoiella indica), a cochonilha-rosada (Maconellicoccus hirsutus) e o besouro-da-acerola (Anthonomus tomentosus). Além dessas, há pelo menos 66 pragas quarentenárias ausentes (A1) já estabelecidas nos países pan-amazônicos e algumas apresentam alto risco de entrada.

Serão abordados no simpósio os fatores que favorecem a entrada de pragas na Amazônia Brasileira, os impactos econômicos, ambientais e sociais da introdução de novas pragas no Brasil, as principais pragas que entraram e apresentam risco de entrada na região e as medidas de prevenção, controle e erradicação.

No final do evento, será realizada uma reunião para elaboração de um documento com sugestões de ações a serem tomadas para se minimizar o problema de entrada e dispersão de pragas quarentenárias na Amazônica Brasileira. Também serão propostos projetos de pesquisas em rede para realização de estudos com: métodos de monitoramento e identificação, potencial de distribuição e estabelecimento de novas pragas, impactos econômicos e controle preventivo de pragas quarentenárias.

Fonte: Comunicação Andef, com informações da EMBRAPA

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.