Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Enfisa 2014

Encontro de fiscais fitossanitários é lançado em Minas Gerais com novo formato.

Na última terça-feira, dia 11 de fevereiro, foi lançado o Enfisa 2014, em Belo Horizonte (MG). O evento foi aberto ao público e imprensa e, segundo a equipe de coordenação, estiveram presentes mais de 80 convidados entre autoridades federais, estaduais e municipais da cadeia produtiva da agricultura e do agronegócio, além de representantes do setor privado e de órgãos de ensino e pesquisa.

Para Nataniel Nogueira, um dos idealizadores do encontro, ‘o Enfisa 2014 é considerado um evento histórico’. Entre as razões, o local onde será realizado: Minas Gerais, onde foi realizada a primeira edição do Encontro, em 2001. ‘Depois de percorrer todas as Unidades da Federação, Belo Horizonte volta a abrigar esse grande evento’, diz.

A principal diferença desta edição, em relação às anteriores, é que as etapas regionais serão realizadas simultaneamente. Até 2013 eram realizadas três etapas regionais, sendo uma na região Nordeste, outra na região Norte e outra na região Sul/Sudeste/Centro-Oeste. ‘Desta vez será diferente, pois as três etapas regionais acontecerão em Belo Horizonte, só que em salas diferentes e, ao final, os encaminhamentos serão sumarizados numa reunião plenária’, explica Nataniel.

Quando questionado sobre os temas que serão abordados durante o Enfisa 2014, Nataniel Nogueira é bem enfático ao dizer que: ‘por ser um fórum de discussão sobre defesa vegetal, especialmente no que se refere a insumos agrícolas, o conteúdo programático está sendo elaborado de maneira que os temas sejam definidos levando-se em consideração a sua relevância e atualidade para o setor agrícola nacional e, por isso, assuntos como emergência fitossanitária, controle de pragas e qualidade dos insumos certamente serão abordados durante o evento’.

Sobre o ENFISA
Os Encontros Regionais e os Seminários Nacionais sobre Agrotóxicos surgiram com o objetivo principal de harmonizar as legislações e os procedimentos referentes à fiscalização de agroquímicos em todos os estados do país. Até então, nem todas as Unidades da Federação possuíam uma Lei Estadual sobre o tema, o que motivou a realização do evento. Através do Enfisa, os profissionais dos órgãos estaduais de defesa vegetal e das empresas ligadas ao setor começaram a conhecer melhor o cenário nacional, bem como as particularidades locais.

Além da Andef, que apoia e participa ativamente dos Encontros desde 2006 – representada pelo Gerente de Regulamentação Estadual, Luis Carlos Ribeiro -, são parceiros do ENFISA o Sindicato Nacional da Indústria de Defesa Vegetal (SINDIVEG), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), a Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários (ANDAV), a Associação das Empresas Nacionais de Defensivos Agrícolas (AENDA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina (ABIFINA).

Fonte: Agropec

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.