Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / ENFISA 2015 discute a fiscalização de defensivos agrícolas

Entre os dias 18 e 22 de maio, acontece o 13º Encontro de Fiscalização e Seminário Nacional sobre Agrotóxicos (ENFISA), no Hotel Pestana, em Salvador/BA. O evento acontece anualmente e tem como objetivo discutir pontos relacionados à fiscalização de comércio e uso de defensivos agrícolas, bem como harmonizar as legislações estaduais e os métodos de controle dos insumos no Brasil

‘As reuniões de fiscalização serão fechadas, ou seja, só participam os representantes dos serviços oficiais de fiscalização. Já o Seminário será aberto ao público em geral e trará assuntos importantes como a situação atual do Brasil quanto ao consumo de defensivos, a necessidade de maior aproximação entre academia e fiscalização, os avanços no sistema de logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas e a situação de algumas pragas que, devido à falta de tecnologias para controle, têm aumentado em importância no Brasil nos últimos anos’, explica o Coordenador da Comissão Organizadora do evento, Raimundo Ribeiro dos Santos (ADAB).

O Coordenador Geral de Agrotóxicos e Afins do MAPA e da comissão organizadora, Júlio Sérgio de Britto, considera o evento de suma importância. ‘Discutir aspectos relacionados ao controle e fiscalização da produção, comercialização e uso de defensivos é sempre oportuno e necessário. Somente assim, conseguiremos harmonizar os procedimentos de fiscalização entre os estados da federação e propor diretrizes para auxiliar o controle do comércio e uso de defensivos agrícolas’, afirma.

O Brasil conta com serviços estruturados de fiscalização de comércio e uso de defensivos nas 27 Unidades da Federação que, de 2011 a 2013, realizaram mais de 165 mil ações em estabelecimentos comerciais e propriedades rurais.

O ENFISA é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). Sete entidades de representação do setor de insumos agrícolas apoiam o evento: Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef); Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV); Associação Nacional de Defensivos Genéricos (AENDA); Associação Nacional de Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV); Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (SINDIVEG); Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina (ABIFINA) e União dos Fabricantes Nacionais de Produtos Fitossanitários (UNIFITO).

Para mais informações, acesse: www.enfisa.net.

Fonte: ENFISA 2015

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.