Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Entrevista: Pesquisador fala sobre o mito do agroquímico

Caio Carbonari, professor na Universidade Estadual Paulista (Unesp), pós-doutor e livre docente em Agronomia e Proteção de Plantas, concedeu ao Sistema FAEP/SENAR-PR uma entrevista desmistificando mitos do setor agroquímico.

Carbonari explicou temas relacionados ao uso de defensivos e agricultura, além de esclarecer um dos principais mitos que cercam o setor: “o Brasil é o líder mundial no uso de agrotóxicos”.

“O senso comum diz que o Brasil é o líder mundial no uso de agrotóxicos. Por que esta afirmação é equivocada? Que tipos de dados ou estudos podem subsidiar isso?”

“Quando comparamos simplesmente o valor total do mercado de agrotóxicos, o Brasil aparece em primeiro lugar no valor comercializado. No entanto, essa informação é irrelevante, se não compararmos os dados normalizados, ou seja, correlacionarmos o consumo por área ou por produção.”

Confira a entrevista completa aqui. 

 

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.