Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Fome pode aumentar dramaticamente

Recomendações para solução do problema envolvem tecnologias para a agricultura.

Agricultura – uma indústria crítica do Século XXI

BERLIM – Os preços do trigo e outros produtos agrícolas aumentaram mais uma vez, seguindo os já significativos aumentos de 2007 e de 2008. De acordo com o Fórum Humboldt de Alimentação e Agricultura (HFFA -Humboldt Forum for Food and Agriculture), estes são os primeiros indicadores de uma latente crise na alimentação, a qual atingirá o mundo dentro dos próximos dez anos.

“Se nenhuma ação decisiva for tomada, os preços dos principais produtos alimentícios deverão ficar de 50 a 100 por cento mais altos até 2020 do que estavam na virada do milênio. Isso aumentaria dramaticamente o nível da fome e da subnutrição por todo o mundo”, disse Harald von Witzke, Presidente do Fórum Humboldt de Alimentação e Agricultura, um grupo internacional de pensadores, com sede em Berlim, Alemanha.

Mais de um bilhão de seres humanos já estão subnutridos. Todos os dias, 16.000 crianças morrem em consequência da subnutrição. Mesmo um aumento moderado no preço dos alimentos iria piorar significativamente a condição nutricional dos menos favorecidos, os quais tipicamente possuem poder de compra de apenas US$ 1,25 por dia ou menos, com aproximadamente 75 por cento deste valor destinado à alimentação. Esta séria situação irá piorar dramaticamente, pois nossas necessidades por alimentos irá duplicar na primeira metade do século XXI.

Conforme von Witzke, a manutenção de preços altos dos alimentos não somente levaria a tumultos por alimentos, como fizeram em 2007 e 2008; eles também tem o potencial de aumentar significativamente a migração internacional dos países com insegurança alimentar, com a agricultura se tornando uma indústria-chave. “O tempo para o mundo agir está se esgotando. Tanto os países pobres quanto a assistência internacional ao desenvolvimento têm que tomar uma decisão rápida e decisiva. A negligência em relação à agricultura tem que acabar”.

As recomendações de von Witzke incluem o investimento em infraestrutura agrícola e educação e a disponibilização de fertilizantes minerais, proteção para as colheitas e modernas variedades de sementes para os agricultores nos países pobres.

As informações são da PR Newswire Brasil.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.