Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Goiás sedia o maior fórum brasileiro de discussão sobre defensivos

Encontro chega a sua 14ª edição e será realizado na próxima semana.

Goiás sediará de 06 a 10 de junho a 14ª edição do Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos (Enfisa), considerado o maior fórum brasileiro sobre o assunto, com a abertura oficial programada para a quarta-feira, dia 08. O objetivo do encontro é promover ações pela harmonização de procedimentos de fiscalização de comércio e uso de agrotóxicos e contribuir para um nivelamento dos serviços estaduais de fiscalização por meio da identificação de iniciativas bem sucedidas. O evento é voltado para fiscais agropecuários de todo o Brasil, mas terá em sua programação um dia aberto ao público.

Para o coordenador do Programa de Fiscalizações de Agrotóxicos da Agrodefesa e um dos organizadores do Enfisa, Rodrigo Baiocchi, o evento busca reunir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e os órgãos estaduais de defesa vegetal para a discussão de novidades, dificuldades e possibilidades de melhoria no assunto fiscalização de agrotóxicos. "É possível chegar a conclusões de qual a eficiência do trabalho de fiscalização no Estado e o que pode ser feito para melhorar o uso, comércio e fiscalização em todo o Brasil", destaca o coordenador.

Rodrigo afirma que o evento foi criado para que fiscais agropecuários de todo o país pudessem discutir problemas e soluções encontrados em campo, tanto em nível nacional como estadual. "Busca-se aprendizado, compartilhamento, harmonização de procedimentos e legislações, inclusive com posterior participação de entidades representantes de fabricantes e revendas, que expõem, num ambiente ético, democrático e extremamente técnico, suas demandas", fala ele.

Programação
Nas discussões exclusivas para fiscais estaduais e federais, serão abordadas a necessidade de harmonizar os procedimentos de cadastro estadual de agrotóxicos, a necessidade de receituário agronômico para tratamento de sementes; os procedimentos de importação de sementes tratadas com agrotóxicos; a destinação de sacaria de sementes tratadas com agrotóxicos. "Também discutiremos a orientação técnica produzida pelo Mapa sobre a fiscalização do comércio interestadual de agrotóxicos e afins. Nós verificaremos a viabilidade de transformá-la em uma Instrução Normativa. Posteriormente retornaremos a discussão sobre a fiscalização do comércio de agrotóxicos pela internet", diz Rodrigo ao detalhar a programação.

O Seminário de Agrotóxicos, que será na quinta-feira (09), será aberto ao público que tenha interesse sobre o assunto. O coordenador conta que serão discutidos a situação atual do Plano Nacional de Defesa Agropecuária e do Plano de Defesa Agropecuária de Goiás; o Plano de Adequação das Centrais para o recebimento de produtos impróprios, a responsabilidade técnica na pesquisa; comércio, utilização e fiscalização de agrotóxicos no Brasil e a apresentação do o InovaENFISA – que são o projetos inovadores no Brasil. Na ocasião também será lançado o aplicativo DefesaVegetal.net.

Resultados
Neste ano, o objetivo é finalizar o evento com grandes conquistas. "Queremos sair do Enfisa com a proposta de minuta de Instrução Normativa do Mapa, que regulamentará o comércio interestadual de agrotóxicos e com o documento orientando aos estados que, ao alterarem suas legislações sobre cadastro de agrotóxicos, usem os documentos recomendados pelo Enfisa", destaca ele. Rodrigo acrescenta ainda que espera-se também a criação da Secretaria Geral do Enfisa, que dará continuidade aos projetos do evento.

O coordenador lembra que o tema agrotóxicos tem sido muito abordado na mídia, sempre com o viés alarmante, porém o convívio com estes produtos ainda será necessário. "Goiás quer mostrar à população que pretende fazer um trabalho cada vez melhor na garantia de uso correto deste insumo, o que traz benefícios a todos. A Agrodefesa se mostra transparente e disposta a debater o assunto de forma técnica, principalmente no âmbito agronômico e não apenas no âmbito ambiental, demonstrando um aumento do compromisso com a saúde pública", defende Rodrigo.

As inscrições podem ser feitas no site www.enfisa.netou pessoalmente no dia do evento.

Serviço:
Dias 6 a 10 de junho de 2016
K Hotel, Av. Dep. Jamel Cecílio, nº 2550 – Jardim Goiás

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.