Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Hortaliças: prêmio internacional

O Projeto Hortaliças é liderado pela Andef em parceria com setores produtivos

&quote;

O projeto “Hortaliças: alimento seguro e saudável”, desenvolvido pela Andef, Associação Nacional de Defesa Vegetal, juntamente com empresas filiadas e diversas entidades parceiras, acaba de conquistar premiação internacional. A iniciativa concorreu com outros 21 trabalhos de associações latino-americanas durante o VII Versión de Expo Posters Asociaciones, em Bogotá, na Colômbia, nesta terça-feira, 27.
O encontro anual reúne associações filiadas à Croplife Latin America em todo o continente, durante o qual são escolhidos os dois projetos que melhor contribuem para fortalecem a sustentabilidade na agricultura. No ano passado, já havia conquistado o prêmio de melhor trabalho apresentado no Congresso de Olericultura.
O projeto “Semeando o Futuro”, desenvolvido em El Salvador, foi um dos vencedores, juntamente com o projeto brasileiro, apresentado pela Andef aos jurados na convenção da Croplife.

Boas práticas
“Hortaliças: alimento seguro e saudável” foi criado em 2005, como programa de capacitação de pequenos produtores de hortaliças no manuseio e aplicação de defensivos agrícolas e além do estímulo a outras boas práticas agrícolas.
A ampla parceria para sua realiza envolve, além da Andef, a Câmara Setorial de Hortaliças do Estado de São Paulo, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, SEBRAE, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, sindicatos rurais patronais e de trabalhadores, revendas, prefeituras, órgãos de assistência técnica, instituições acadêmicas de ciências agrárias. O projeto contou ainda com o apoio das indústrias de defensivos agrícolas Arysta, Basf, Dow AgroSciences, FMC, e Syngenta.

Pólos de horticultura paulista
A iniciativa foi realizada, em sua primeira edição, em 2005/06, na região de Mogi das Cruzes, tradicional cinturão de hortaliças no estado. A edição seguinte, no período de 2007/2008, esteve na região de Sorocaba, composta pelos municípios de Ibiúna, São Roque, Piedade e Vargem Grande Paulista.
Em sua terceira edição, em 2009/2010, o Projeto Hortaliças foi levado a agricultores do Alto Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, que inclui os municípios de Apiaí, Guapiara, Rio Branco e Barra do Chapéu entre outros. Durante o ano de 2011 está sendo desenvolvido na região de Registro.

Resultados alcançados
Os objetivos do projeto são: realizar ações educativas no uso de defensivos agrícolas na principal região produtora de hortaliças do Brasil; demonstrar e introduzir novas tecnologias na olericultura; erradicar as embalagens, sem destino final adequado; proteção do meio ambiente; promover agricultura sustentável, bem como uso de outras práticas agrícolas nas propriedades rurais.
Para a comissão que avaliou os 21 trabalhos, o Projeto Hortaliças mereceu destaque como um dos vencedores devido ao impacto positivo dos seus resultados. De fato, os números alcançados ao longo dos cinco anos de trabalho são expressivos:

RESULTADOS GERAIS 
 14 municípios beneficiados.
 67 treinamentos.
 687 aplicadores certificados.
 226 capacitados especificamente em tecnologia de aplicação e segurança e saúde
 6 eventos de encerramento.
 17 entidades envolvidas.
 09 trabalhos publicados.
 Apresentação em Congressos brasileiros – Entomologia e Olericultura, tendo recebido Prêmio de melhor trabalho apresentado no Congresso de Olericultura em 2010.
 Divulgação do projeto na mídia e no site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo.
 Estímulo a educação continuada: busca por cursos de alfabetização, utilização da ferramenta “caderneta de campo” e mais treinamentos da NR-31.

 

 

 

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.