Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / II Fórum Nacional

Os temas foram boas práticas agrícolas e a produção de alimentos saudáveis.

Desenvolvido pelo Programa Ação Responsável, em parceria com o Governo Federal, o evento movimentou o Senado ontem, 06.  Os debates que foram divididos em dois ciclos direcionados à política agrícola, considerando os cenários regulatórios, harmonização internacional, sustentabilidade econômica, social e ambiente, além das práticas agrícolas. Participaram diversos profissionais e autoridades da área, líderes do setor, entre eles representantes da Andef, e membros do Governo como o coordenador geral de Agrotóxicos e Afins da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA e membro titular do Comitê Técnico de Assessoramento para Agrotóxicos – CTA, Luis Rangel.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enio Marques Pereira, também esteve presente e manifestou seu descontentamento ao fato de o país não possuir uma defesa fitossanitária ou proteção sanitária vegetal, porém garantiu que o Brasil tem condições de se destacar no agronegócio internacional, o que ainda falta é uma consciência disso. Os parlamentares que participaram do Fórum também levantaram questões importantes como a necessidade de atualização de legislação do setor, a inserção do tema “agricultura” no cotidiano da população urbana desde a infância, a conscientização de produtores para o uso correto dos defensivos agrícolas e a adoção de boas práticas agrícolas na produção.

Representando a Andef, Rosemarie Rodrigues, que integra o Comitê de Regulamentação Federal da entidade, apontou as dificuldades e desafios socioeconômicos que o setor tem enfrentado. “A indústria vem investindo há décadas em ações que aliem produtividade e preservação da natureza e do homem”, enfatizou. Rodrigues também defendeu que qualquer decisão política deve ser tomada com base em sólidos conhecimentos científicos e cobrou mais investimento e incentivos para o agricultor:  “o produtor rural brasileiro é um empresário que não recebe apoio ou recursos e ainda atua sob condições de risco. Precisamos fazer mais, valorizar mais os nossos agricultores”.

Fonte: Comunicação Andef/Érika Bergamaschi, com informações da Etcetera Comunicação

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.